Título: | O ensino de geografia no 1º ano do Ensino Fundamental : o caso do Recanto das Emas |
Autor(es): | Sampaio, Marina de Oliveira |
Orientador(es): | Leite, Cristina Maria Costa |
Assunto: | Geografia (Ensino fundamental) Prática de ensino - geografia |
Data de apresentação: | 24-Jun-2016 |
Data de publicação: | 26-Jan-2018 |
Referência: | SAMPAIO, Marina de Oliveira. O ensino de geografia no 1º ano do Ensino Fundamental: o caso do Recanto das Emas. 2016. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho aponta a importância que a cidade, considerada como elemento mediador no ensino de geografia, pode desempenhar. O lugar onde os estudantes vivem deve ser tomado como referência, para que a geografia escolar ocorra, e por meio disso, seja possível trabalhar a construção de conceitos científicos, a partir de conceitos cotidianos. Por isso, foi analisada a rotina de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, que estuda em uma Escola Classe, localizada na cidade do Recanto das Emas – DF. Desta forma, o referencial teórico complementa a pesquisa explicitando a importância de se trabalhar o lugar vivido do aluno, concebido em sala de aula. Além disso, procura-se esclarecer que o trabalho do professor, bem como a sua formação acadêmica, podem ser determinantes na qualidade do ensino de geografia. De acordo com os resultados apresentados, percebe-se que o ensino de geografia ainda é precário e que o potencial do cotidiano para a aprendizagem nessa área do conhecimento é desconsiderado. |
Abstract: | This paper highlights the importance that the city, considered as mediator element in the teaching of geography, can play. The place where students live must be taken as a reference for the school geography occurs, and through appropriate, is possible to work the construction of scientific concepts, from everyday concepts. For this reason, was analyzed in the routine of a class of first year of elementary school, who is studying in a school class, located in the city of the Recanto das Emas - DF. In this way, the theoretical complements the search by explaining the importance of working the place lived the pupil, designed in the classroom. In addition, demand is to clarify that the work of the teacher, as well as their academic training, can be decisive in the quality of the teaching of geography. According to the results presented, we perceive that the teaching of geography is still precarious and that the potential of daily life for learning in this area of knowledge is disregarded. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|