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Título: O sentido do construtivismo na educação infantil
Autor(es): Marinho, Mariana Monteiro
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Práticas pedagógicas
Educação de crianças
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 26-Jan-2018
Referência: MARINHO, Mariana Monteiro. O sentido do construtivismo na educação infantil. 2016. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho monográfico registra um processo formativo iniciado antes de adentrar ao Ensino Superior no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília.Além de retratar momentos importantes da história de vida, apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante a referida formação. A pesquisa objetivou compreender as aproximações e distanciamentos entre o construtivismo piagetiano e o sócio-interacionismo vigotskiano na Educação Infantil no século XXI a partir da prática de professores da Educação Infantil de uma escola situada no DF. A fundamentação teórica, pautada em Piaget (2003), Vigotski (2007), Duarte (2000; 2005; 2007), Fontana (2012), dentre outros. A metodologia adotada foi a observação participante oportunizada durante o Estágio Supervisionado. Os resultados apontam que a teoria vigotskiana não é trabalhada naquele ambiente e a abordagem piagetiana parece se destacar no cotidiano da escola, embora de modo repetitivo, o que desqualifica a abordagem.Conclui-se que as teorias de Piaget e Vigotski são pouco relacionadas na escola. A predominância é na teoria de Piaget, embora os educadores que ali trabalham parecem ter uma visão equivocada sobre determinadas categorias, como psicomotricidade, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem. O que parece preocupante, tendo em vista que para se considerarem construtivistas os professores demonstram repetitivos e produtivistas em suas práticas.
Abstract: This monograph records a training process started before entering Higher Education in the School of Education at the University of Brasilia. In addition to portraying important moments in the history of life, presents the results of a survey conducted during that training. The research aimed to understand the similarities and differences between the Piagetian constructivism and Vigotskyan in Early Childhood Education in the XXI century from the practice of Early Childhood Education teachers from a school in the DF. The theoretical basis, based on Piaget (2003), Vygotsky (2007), Duarte (2000; 2005; 2007), Fontana (2012), among others. The methodology used was participant observation nurtured during the supervised internship. The results show that the Vygotskyan theory is not worked in that environment and Piaget's approach seems to stand in the school routine, although repetitively, which disqualifies the approach. We conclude that the theories of Piaget and Vygotsky are little related in school. The predominance is in Piaget's theory, although educators who work there seem to have a mistaken view about certain categories, such as psychomotor, playfulness, development and learning. What seems worrying, considering that to consider constructivist demonstrate repetitive and reproductivist.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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