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dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorSantos, Lídia Ribeiro dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Lídia Ribeiro dos. Formação docente: um educador e gestor e os sentidos produzidos sobre as práticas da gestão democrática. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo conhecer os sentidos que um gestor de uma escola pública do Distrito Federal localizada na região administrativa do Paranoá chamada CAIC Santa Paulina produz sobre a construção do seu processo formativo, relacionado sua prática pedagógica como educador e gestor. Trata-se de um estudo qualitativo viabilizado pela Metodologia de Estudo de caso na modalidade de História de Vida. O nosso colaborador é um professor e gestor que atua no ensino básico e possui longa experiência na área educacional. Utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista narrativa, que foi gravada, transcrita e textualizada (GATAZZ, 2006). Para a análise das narrativas recorremos à textualização final, e discutida a partir dos referenciais teóricos explicitados por Bordieu (2007); Dewey (1959); Freire (1999) e outros. Nas discussões encontramos que os sentidos construídos pelo colaborador provocaram o acontecer de um processo em andamento de inserção da Gestão democrática na escola e da inclusão de novas práticas pedagógicas a partir de sua da sua prática docente: vimos o desvelar do sentimento de sentir-se sujeito participante e as atitudes de se reinventar de acordo com a situações cotidianas. Isso desafiou o docente a sustentar uma atitude de envolvimento e diálogo com a comunidade e os processos de aceitação do corpo escolar. Assimilamos em suas narrativas que um processo formativo requer novas conceitualizações dos modos de desenvolvimento profissional dos docentes, tendo como ponto de partida o “professor-como-ser humano”. O colaborador também nos induziu a considerar os valores e as práticas como provocadoras da vida em forma diálogo como prática da liberdade. Assim, estamos falando de processos formativos e, ao mesmo tempo, de possibilidades de condução e produção de conhecimento. Por fim, consideramos que o colaborador manifestou, dentre outros sentidos, o seu gosto pelo estudo e a sua formação voltada para si e, ao mesmo tempo, junto ao outro, e que teve como influência o fato de unir a teoria e a prática durante sua formação como educador. Revelou a sua relação política durante a sua formação como educador participando ativamente do Movimento Estudantil e se tornando um dos fundadores do Centro Acadêmico de Pedagogia. Tantos sentidos reveladores dos seus modos de ser educador, gestor que nos fizeram pensar as reflexões sobre as práticas pedagógicas e sobre o estímulo a cooperação e a liberdade intelectual a partir do processo de inserção da Gestão democrática e o processo formativo docente com a sabedoria, as emoções e os sentimentos contido na história de vida deste colaborador.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleFormação docente : um educador e gestor e os sentidos produzidos sobre as práticas da gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T11:39:10Z-
dc.date.available2018-01-26T11:39:10Z-
dc.date.submitted2016-11-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19163-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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