Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuanaMeloAraujo_tcc.pdf906,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Da disciplina ao controle : uma análise acerca da instituição escolar
Autor(es): Araújo, Luana Melo
Orientador(es): Sanz, Cláudia Guilmar Linhares
Assunto: Educação
Modernidade (Sociologia)
Escolas
Data de apresentação: 31-Ago-2016
Data de publicação: 26-Jan-2018
Referência: ARAÚJO, Luana Melo. Da disciplina ao controle: uma análise acerca da instituição escolar. 2016. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é pensar as relações atuais entre a instituição escolar e as transformações de nossa sociedade. Numa perspectiva histórica, realizamos primeiramente um recuo à modernidade, em especial à sociedade disciplinar, momento em que a escola – tal qual concebemos – tornou-se o modo hegemônico da educação formal. A escola moderna foi um pilar para as microfísicas do poder, dando suporte a formação de subjetividades ao lado de outras instituições de confinamento como a fábrica por exemplo. Nesse sentido, é importante pensar a escola moderna e seu modo de produção de subjetividades, pois o que se pode verificar é que a sociedade já não é mais disciplinar, mas sim do controle. As instituições disciplinares entram em crise, o capitalismo de concentração, produção e propriedade se modifica para outro neoliberal, de consumo e produção em larga escala, marketing e publicidade. Neste cenário, a instituição escolar por um lado, mantém sua estrutura disciplinar em vários aspectos e por outro atravessa a sociedade de controle, tentando formar subjetividades incompatíveis com os modos de ser contemporâneos. A contemporaneidade demanda a formação de corpos excitados, atentos, velozes e flexíveis, diferentemente da modernidade que forma corpos dóceis, úteis, atentos, pertencentes a um espaço delimitado e a um tempo linear. Logo, percebe-se um paradigma que a educação enfrenta em pleno século XXI, pois quando não sustentam uma formação moderna submetem os indivíduos a uma lógica empresarial que se generaliza na sociedade do controle. O desafio diante desse impasse é criar outros regimes para a educação e suas práticas sem cair nas garras do controle.
Resumén: El objetivo de esta investigación es pensar en las actuales relaciones entre la institución y las transformaciones de nuestra sociedad. En una perspectiva histórica, se realizó primero un retiro a la modernidad, en particular la sociedad disciplinaria, momento en el que la escuela – como diseñamos – se convirtió en el modo hegemónico de la educación formal. La escuela moderna fue un pilar para el microfísicas de poder, apoyando la formación de subjetividades junto a otras instituciones de confinamiento como fábrica por ejemplo. En este sentido, es importante pensar en la escuela moderna y su modo de producción de subjetividades, lo que se aprecia es que la sociedad ya no es una disciplina, sino más bien el control. Instituciones disciplinarias entran en crisis, capitalismo, producción y propiedad los cambios a otra neoliberal y a gran escala la producción, marketing y publicidad. En este escenario, la institución escolar por un lado, mantiene su estructura disciplinaria en varios aspectos y por el otro a través de la sociedad de control, tratando de subjetividades de forma que son incompatibles con las formas contemporáneas del ser. La época contemporánea exige la formación de cuerpos excitados, atento, rápido y flexible, a diferencia de la modernidad forma cuerpos dócil, servicial, atento, pertenecientes a un espacio delimitado y un tiempo lineal. Pronto, un paradigma que la educación enfrenta en el siglo XXI, ya que cuando no dispone de una moderna de la capacitación de personas para presentar una lógica empresarial que generaliza la sociedad de control. El reto de este callejón sin salida es crear otros esquemas de educación y prácticas sin caer en las garras del control.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons