Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1916
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ArturdeSousaCarrijo.pdf449,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aposentadoria especial no serviço público : a atuação do Supremo Tribunal Federal sob a ótica da constitucionalização do direito
Autor(es): Carrijo, Artur de Sousa
Orientador(es): Fischgold, Bruno
Assunto: Serviço público - pensionistas
Seguridade social
Previdência social
Direito administrativo
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 30-Ago-2011
Referência: CARRIJO, Artur de Sousa. Aposentadoria especial no serviço público: a atuação do Supremo Tribunal Federal sob a ótica da constitucionalização do direito. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A aposentadoria especial é um benefício de aposentadoria previsto para os servidores públicos na antiga redação do artigo 40, §1º, da Constituição de 1988 e atual redação do artigo 40, §4º. Para a concessão do benefício, o texto constitucional exigiu a edição de lei complementar, que jamais foi implementada. Para superar a omissão dos Poderes Públicos, os servidores passaram a impetrar diversos mandados de injunção, instrumento processual previsto na Constituição para solucionar as hipóteses em que a inconstitucional omissão dos Poderes Públicos impedisse o exercício de direitos ou liberdades constitucionais. A possibilidade do exercício da jurisdição constitucional pelo Supremo Tribunal Federal é um reflexo da constitucionalização do direito, fenômemo que representou uma transformação do direito constitucional no Brasil a partir da Constituição de 1988. A atuação do Supremo Tribunal Federal, nesse ponto, foi uma expressão autêntica dessa nova realidade, pautada pelo reconhecimento da efetividade das normas constitucionais, por uma nova jurisdição constitucional e por uma nova dogmática da interpretação constitucional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.1916
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons