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https://bdm.unb.br/handle/10483/19159
Título: | Crianças autistas no ambiente escolar : dispositivos e problematização |
Autor(es): | Martins, Yasmin Bezerra |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Inclusão escolar Autismo em crianças Educação especial |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 26-Jan-2018 |
Referência: | MARTINS, Yasmin Bezerra. Crianças autistas no ambiente escolar: dispositivos e problematização. 2016. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de identificar e problematizar sobre os dispositivos destinados a inclusão das crianças autistas no ambiente escolar. A intenção também foi elucidar sobre as possíveis raízes da exclusão dos deficientes na sociedade capitalista e como a escola acabou por refletir essas características. E como os atores educacionais, a comunidade e a família podem organizar o ambiente escolar para que ele possa proporcionar contextos de acolhimento às diferenças com vistas na emancipação de todo e qualquer sujeito. Os conceitos norteadores foram alicerçados em teóricos como Vygotsky (1991), Marx (1999) e autoras como Anna Elizabeth Cavalcanti, Paulina Schmidtbauer Rocha, Anna Maria Lunardi Padilha, Ivone Martins de Oliveira, Maria Solange Bica Charczuk e Maria Nestrovsky Folberg. Considerando que um olhar sensível e atento no ambiente escolar baseado nas relações de reconhecimento, coletividade e solidariedade sejam fundamentais para que os processos pedagógicos dentro da escola auxiliem na construção da autonomia e autoestima, permitindo o movimento de reconhecimento e pertencimento, proporcionando a real inclusão. |
Resumén: | El presente estudio pretende identificar y discutir acerca de los dispositivos destinados a la inclusión de niños autistas en el entorno escolar. La intención era también arrojar luz sobre las posibles raíces de la exclusión de personas con discapacidad en la sociedad capitalista y como la escuela resultada para reflejar estas características. Y como los actores, familia y la comunidad educativa pueden organizar el ambiente escolar para que puede proporcionar contextos de acogida a las diferencias con vistas a la emancipación de cualquier tema. Los conceptos rectores se basan en teóricos como Vygotsky (1991), Marx (1999) y autores como Anna Elizabeth Chandra, Paulina Schmidtbauer Rocha, Anna Maria Lunardi Padilha , Ivone Martins de Oliveira, Maria Solange Bica Charczuk y Maria Nestrovsky Folberg. Mientras que una mirada sensible y atenta en el ambiente escolar basado en relaciones de reconocimiento colectivo y solidaridad son fundamentales para la enseñanza los procesos de ayuda en la construcción de autonomía y autoestima, lo que permite el movimiento de reconocimiento y pertenencia, proporcionando la inclusión real. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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