Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FabianadeSousaMachado.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tratamento de efluentes líquidos potencialmente poluidores resultantes da atividade de reciclagem de lixo eletrônico
Autor(es): Machado, Fabiana de Sousa
Orientador(es): Cotta, Taís Augusto Pitta Garcia
Assunto: Lixo eletrônico
Efluentes
Reciclagem
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: MACHADO, Fabiana de Sousa. Tratamento de efluentes líquidos potencialmente poluidores resultantes da atividade de reciclagem de lixo eletrônico. 2017. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com o crescente consumo de equipamentos eletrônicos e o seu consequente descarte, torna-se imprescindível a adoção de métodos para a sua reciclagem e o seu tratamento responsável. Esses cuidados se fazem necessários em razão de os resíduos desses materiais, por serem compostos por metais tóxicos, não podem ser descartados de qualquer maneira. O descarte irregular de equipamentos eletrônicos é prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana. Quando descartados em aterros sanitários, podem poluir as águas e contaminar o lençol freático. Esses equipamentos obsoletos devem ser coletados de maneira correta, a fim de que seus materiais recicláveis tenham uma destinação adequada, principalmente quanto à extração e à recuperação de metais. Na reciclagem apropriada do lixo eletrônico, é possível recuperar vários metais de interesse econômico, tais como ouro, prata, platina e cobre, por meio do emprego de uma solução deplacante contendo cianeto. O descarte dos efluentes líquidos gerados nessa atividade, e muitas vezes de forma clandestina, representa um grande risco ao meio ambiente em geral e, por conseguinte, à saúde humana. A ausência de um descarte responsável do cianeto, isto é, o seu despejo sem tratamento de neutralização do seu potencial tóxico, lança no meio ambiente um resíduo perigoso capaz de gerar inúmeros malefícios. Este trabalho sugere um tratamento desse efluente tóxico, com o propósito de transformá-lo em um composto menos tóxico.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons