Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HamiltonEvertonLimaJunior.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do Lean Office na gestão do tempo do processo de licitação de obras públicas na Universidade de Brasília
Autor(es): Lima Júnior, Hamilton Everton
Orientador(es): Souza, André Luiz Aquere de Cerqueira e
Assunto: Mapeamento de processos (Administração)
Licitação pública
Obras públicas
Tempo
Universidade de Brasília (UnB)
Lean Office
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: LIMA JÚNIOR, Hamilton Everton. Aplicação do Lean Office na gestão do tempo do processo de licitação de obras públicas na Universidade de Brasília. 2017. xii, 71 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este projeto consiste no estudo da aplicabilidade da filosofia Lean na gestão do tempo no processo de licitação de obras públicas na Universidade de Brasília (UnB). Através da análise do processo de licitação, faz-se o mapeamento do processo de forma a identificar desperdícios de tempo e propor melhorias na gestão do tempo com base nas filosofias Lean Office e Lean Thinking e da utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para redução do lead time do processo. Como proposta de melhoria de gestão do tempo no processo, também se recomenda o uso de indicadores de desperdício para medir e obter uma referência das perdas de tempo ocorridas, além do uso das funcionalidades do SEI em sua totalidade aliado aos princípios e ferramentas do pensamento enxuto.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons