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https://bdm.unb.br/handle/10483/19137
Título: | Zoneamento de rodovias a partir da susceptibilidade ao deslizamento de suas encostas |
Autor(es): | Moreira, Gustavo Carvalho |
Orientador(es): | Martínez Carvajal, Hernán Eduardo |
Coorientador(es): | Moreno Ceballos, Carlos Arturo |
Assunto: | Infraestrutura rodoviária Rodovias - infraestrutura Rodovias Rodovias - encostas Encostas (Engenharia) |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 22-Jan-2018 |
Referência: | MOREIRA, Gustavo Carvalho. Zoneamento de rodovias a partir da susceptibilidade ao deslizamento de suas encostas. 2017. xiii, 136 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Nas últimas décadas, o acentuado crescimento populacional tem contribuído fortemente para a expansão das cidades por zonas que demandam projetos cada vez mais complexos para construção de infraestrutura. É nesse contexto de crescimento que surge a necessidade por nova infraestrutura rodoviária, a qual é um dos pilares para o desenvolvimento econômico e social de novos centros urbanos. Em regiões de clima tropical e topografia acidentada, muitas vezes essa nova infraestrutura está sujeita a ocorrência de deslizamentos de terra, principalmente quando o projeto não prevê soluções adequadas de estabilização. Dessa forma, a utilização de ferramentas que objetivam uma avaliação da estabilidade das encostas na fase de pré-projeto, tem um papel chave em decisões estratégicas. Este trabalho estudou a aplicação da metodologia de classificação geotécnica de encostas em rodovias utilizando o conceito HillSlope Quality Index (HSQI) como um indicador da qualidade da encosta e de sua susceptibilidade ao deslizamento. A metodologia foi aplicada ao longo dos primeiros 40 km do lote 1 da BR-381/MG. Posteriormente, com caráter complementar aos resultados obtidos no sistema HSQI, aplicou-se uma metodologia que analisou a estabilidade das encostas da rodovia a partir de suas probabilidades de ruptura, utilizando o método FOSM (First Order Second Moment) de análise probabilística. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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