Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martínez Carvajal, Hernán Eduardo | - |
dc.contributor.author | Moreira, Gustavo Carvalho | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Gustavo Carvalho. Zoneamento de rodovias a partir da susceptibilidade ao deslizamento de suas encostas. 2017. xiii, 136 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, o acentuado crescimento populacional tem contribuído fortemente para a expansão das cidades por zonas que demandam projetos cada vez mais complexos para construção de infraestrutura. É nesse contexto de crescimento que surge a necessidade por nova infraestrutura rodoviária, a qual é um dos pilares para o desenvolvimento econômico e social de novos centros urbanos. Em regiões de clima tropical e topografia acidentada, muitas vezes essa nova infraestrutura está sujeita a ocorrência de deslizamentos de terra, principalmente quando o projeto não prevê soluções adequadas de estabilização. Dessa forma, a utilização de ferramentas que objetivam uma avaliação da estabilidade das encostas na fase de pré-projeto, tem um papel chave em decisões estratégicas. Este trabalho estudou a aplicação da metodologia de classificação geotécnica de encostas em rodovias utilizando o conceito HillSlope Quality Index (HSQI) como um indicador da qualidade da encosta e de sua susceptibilidade ao deslizamento. A metodologia foi aplicada ao longo dos primeiros 40 km do lote 1 da BR-381/MG. Posteriormente, com caráter complementar aos resultados obtidos no sistema HSQI, aplicou-se uma metodologia que analisou a estabilidade das encostas da rodovia a partir de suas probabilidades de ruptura, utilizando o método FOSM (First Order Second Moment) de análise probabilística. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura rodoviária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - encostas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Encostas (Engenharia) | pt_BR |
dc.title | Zoneamento de rodovias a partir da susceptibilidade ao deslizamento de suas encostas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T18:30:08Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T18:30:08Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19137 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Moreno Ceballos, Carlos Arturo | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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