Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19136
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThaisMoreiraPachecoSavino.pdf11,37 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCordão Neto, Manoel Porfírio-
dc.contributor.authorSavino, Thaís Moreira Pacheco-
dc.identifier.citationSAVINO, Thaís Moreira Pacheco. Análise numérica do comportamento de túneis em solo colapsível. 2017. xiii, 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO espaço subterrâneo vem sendo cada vez mais utilizado para a construção de estruturas diversas como túneis rodoviários e ferroviários. No entanto, obras geotécnicas subterrâneas são caracterizadas pelo seu alto grau de risco associado tanto à imprevisibilidade das características hidromecânicas dos solos e das rochas que serão encontrados ao longo da escavação quanto ao possível impacto gerado no caso de colapso da estrutura. O comportamento que o maciço apresentará ao ser escavado para a construção de um túnel depende da complexa interação entre o maciço, a estrutura do túnel e o processo construtivo do túnel ao longo do tempo. Essa interação é amplamente influenciada pela composição estrutural físico-química do maciço. A colapsibilidade é um fenômeno observado em solos de diversas regiões do Brasil que depende da formação estrutural do solo. No entanto, esse comportamento colapsível dos solos ainda não é plenamente caracterizado pelos modelos matemáticos convencionais utilizados na Engenharia Geotécnica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo verificar se a Mecânica do Dano é adequada para caracterizar matematicamente o comportamento mecânico de solos colapsíveis quando estes são escavados por túneis. Essa verificação foi feita por meio de simulações numéricas de túneis a 3 profundidades em um maciço, utilizando o software ABAQUS® que é um programa que utiliza o Método dos Elementos Finitos. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que o mecanismo de dano não produziu os resultados esperados, sendo que os deslocamentos superficiais verificados para o modelo com e sem a consideração do dano foram iguais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMecânica do danopt_BR
dc.subject.keywordSolos colapsíveispt_BR
dc.subject.keywordEscavaçãopt_BR
dc.subject.keywordConstrução civilpt_BR
dc.titleAnálise numérica do comportamento de túneis em solo colapsívelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:29:43Z-
dc.date.available2018-01-22T18:29:43Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19136-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoAlelvan, Giovanna Monique-
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons