Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19133
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeonardoSalomaoLustosaGondimdeAbreu_LuizFelipeMascarenhasCoutinho.pdf2,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologia para implantação de pavimentos permeáveis em Brasília : um estudo de caso
Autor(es): Abreu, Leonardo Salomão Lustosa Gondim de
Coutinho, Luiz Felipe Mascarenhas
Orientador(es): Farias, Márcio Muniz de
Assunto: Solos - permeabilidade
Solos
Pavimentação permeável
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: ABREU, Leonardo Salomão Lustosa Gondim de; COUTINHO, Luiz Felipe Mascarenhas. Metodologia para implantação de pavimentos permeáveis em Brasília: um estudo de caso. 2017. viii, 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A crescente impermeabilização dos solos nos ambientes urbanos vem provocando recorrentes problemas de inundações, aumento do escoamento superficial e danos econômicos de maneira geral. O pavimento permeável surge como uma das soluções para esse problema, uma vez que permite a percolação da água, reduzindo os danos em grandes enchentes. Sendo o tráfego pesado de veículos um fator limitante, a concepção almejada é a utilização desse tipo de revestimento em um estacionamento, onde a solicitação mecânica é menor e a área de captação é grande, contribuindo ainda mais para reter e permitir a absorção pelo solo da água precipitada nas chuvas. Destarte, será almejado ao fim do presente trabalho o dimensionamento de um pavimento composto por uma placa de concreto permeável, bem como a realização de todos os experimentos necessários para se adequar às exigências normativas do projeto e fornecer um pavimento de boa qualidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons