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dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorLinhares, Gabriela Jaqueline Barbie de Jesus-
dc.identifier.citationLINHARES, Gabriela Jaqueline Barbie de Jesus. A educação profissional nos complexos penitenciários do Distrito Federal - Papuda: uma perspectiva de ressocialização. 2016. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho reúne uma reflexão sobre a importância da construção de um olhar pedagógico em relação às sanções para a reeducação dos apenados a sociedade. O tema foi escolhido a partir da vivência por quatro anos na educação profissional no sistema prisional. Questão que me instigou a entender melhor esse tipo de educação tão pouco difundida e respeitada em seus direitos e particularidades. Objetiva-se identificar a importância da educação profissional no processo de ressocialização. A educação profissional no sistema prisional é uma abordagem nova e que tem sido pouco estudada no ramo da ciência da educação sendo uma área de extrema importância dado que seu objetivo vai além do aprendizado cognitivo. Trata-se do processo da educação em uma perspectiva da ressocialização social de presos que estão cumprindo medidas de penalização por conflito com a lei. Nesse processo, a educação é um fator preponderante e de extrema importância na reinserção do preso na sociedade de forma que, subsidie o mesmo com conhecimentos e habilidades para conseguir um emprego no mercado de trabalho. Poderia até dizer, que é uma oportunidade para o preso ter uma profissão e trabalhar na área de competências. A educação está ligada diretamente com o mundo do trabalho, de forma objetiva pode-se inferir que quanto maior for o grau de escolaridade, maior será a possibilidade de se conquistar um cargo maior no mercado de trabalho. Nota-se que ao longo dos anos a relação educação e trabalho foi estabelecido no currículo apenas com a intenção de preparar mão de obra qualificada para atender as demandas do capitalismo valorizando menos questões de qualidade e crescimento do sujeito. Foi evidenciado nos resultados das pesquisas que a educação prisional ainda tem que percorrer um longo caminho até concretizar na prática o que é colocado na teoria. Em suma, é importante salientar que a educação em si não ressocializa um detento na sociedade, mas em conjunto com políticas públicas eficazes e preventivas, apoio social e da família, podem ser fatores que condicionam a ressocialização.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordReabilitação de criminosospt_BR
dc.subject.keywordComplexo Penitenciário da Papuda (Distrito Federal)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPresidiáriospt_BR
dc.subject.keywordEnsino prisionalpt_BR
dc.subject.keywordSistema penitenciáriopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.titleA educação profissional nos complexos penitenciários do Distrito Federal - Papuda : uma perspectiva de ressocializaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:23:41Z-
dc.date.available2018-01-22T18:23:41Z-
dc.date.submitted2016-06-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19130-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work brings together a reflection on the importance of building an educational look to sanctions for the rehabilitation of convicts society. The theme was chosen from the experience of four years in professional education in the prison system. Question that prompted me to better understand this type of education so little known and respected in their rights and particularities. The objective is to identify the importance of vocational education in the rehabilitation process. Professional education in the prison system is a new approach and that has been little studied in the education science industry is an area of utmost importance as its purpose goes beyond cognitive learning. This is the process of education in a perspective of social rehabilitation of prisoners who are serving punishment measures for conflict with the law. In this process, education is a major factor and extremely important in the reintegration of prisoners into society so that subsidizes the same with knowledge and skills to get a job in the labor market. I could even say that it is an opportunity for the prisoner to have a job and work in the area of skills. Education is directly linked with the world of work, an objective can be inferred that the higher the educational level, the greater the chance to win a higher position in the labor market. Note that over the years the relationship between education and work has been established in the curriculum only with the intention of preparing skilled labor to meet the demands of capitalism valuing less quality issues and growth of the subject. It was confirmed by the results of research that prison education still has to go a long way to achieve in practice what is put in theory. In short, it is important to note that education in itself not a detainee reintegrating in society, but in conjunction with effective and preventive policies, social support and family, can be factors that influence the resocialization.pt_BR
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