Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19129
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JanainaBernardesBarros_tcc.pdf5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLeite, Cristina Maria Costa-
dc.contributor.authorBarros, Janaína Bernardes-
dc.identifier.citationBARROS, Janaína Bernardes. O ensino da Geografia e a construção de noções espaciais da criança de 5º ano do Ensino Fundamental. 2016. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a construção das noções espaciais em crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos específicos: entender o papel da Geografia escolar, analisar as práticas docentes que viabilizam a construção do conhecimento e analisar a representação do espaço pela criança. O trabalho com as noções espaciais é de grande importância no ensino da Geografia, fazendo com que a criança perceba melhor o espaço, além de viabilizar a leitura de mapas. Dentro de uma perspectiva qualitativa, a pesquisa foi realizada utilizando observações em uma sala de aula de 5º anos do Ensino Fundamental, com o foco nas aulas de Geografia, e desenhos produzidos pelas crianças dessa turma, os quais representaram a sala de aula e a escola em uma perspectiva aérea. Dessa forma, procurou-se analisar as práticas pedagógicas utilizadas pela professora para o desenvolvimento das noções espaciais dos alunos, bem como as noções apresentadas por esses através do desenho. Foi verificada a falta de preocupação, por parte da professora, com o ensino de Geografia, que é trabalhada de forma tradicional e sem a atenção necessária para com o desenvolvimento apresentado pelas crianças. Observou-se também, por meio dos desenhos, que as crianças não dominam a perspectiva aérea e outros elementos necessários para a leitura de mapas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGeografia (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - geografiapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino da Geografia e a construção de noções espaciais da criança de 5º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:18:35Z-
dc.date.available2018-01-22T18:18:35Z-
dc.date.submitted2016-06-17-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19129-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This present course conclusion essay aims to analyze the construction of space awareness in 5th grade children, with the specific goals of: understanding the role of school Geography, analyze the teaching techniques that make possible the construction of knowledge and analyzing the representation of space by the child. The work with the space awareness has a big importance in the Geography teaching, making the child better understand the space. Inside a qualitative perspective, the research was made using observations from a 5th grade classroom, focusing on Geography classes and drawings made by the kids, which represented the classroom and the school by an aerial perspective. This way, the teacher’s techniques to develop the space awareness of her students were analyzed as well as the awareness perceived in them through the drawings. The lack of concern Geography teaching by the teacher was spotted, which is worked in an old fashioned way and doesn’t give the required attention for the children’s space awareness development. It was verified also, by the drawings, that the children don’t dominate the aerial perspective and more essential elements for the maps reading.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons