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dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorBarros, José Orlando Rodrigues de-
dc.identifier.citationBARROS, José Orlando Rodrigues de. A significação identitária da escrita do nome de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos em uma escola no Paranoá. 2016. 118 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender como as significações que permeiam a escrita do nome próprio podem auxiliar na construção da identidade de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados em uma escola pública do Paranoá/DF. A construção do referencial teórico se deu a partir de uma breve exposição do histórico de lutas do movimento popular pelo direito à alfabetização de adultos no Paranoá até a chegada na Escola Classe 03 daquela cidade, para assim elucidar o contexto de inserção dos alunos, partindo daí para uma conceituação do nome próprio, sua importância e relação com a construção da identidade do sujeito inserido na citada modalidade de ensino. O texto conta com a contribuição de Martins (1991), Albuquerque & Leal (2010), Reis (2011) e Galvão & Di Pierro (2012), autores estes que dialogam e dão suporte a este trabalho. A natureza da pesquisa é a abordagem qualitativa, onde os procedimentos foram organizados através da análise e observação de documentos oficiais da escola, bem como levantamento das significações dos alunos através de entrevista, com perguntas semiestruturadas, através da escuta sensível dos educandos e análise de suas percepções somadas às experiências vivenciadas ao longo do ano de 2015/2016 como membro participante do GENPEX/UnB (Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais). Com base na análise dos dados, foi constatado que para os estudantes daquela escola o processo de alfabetização é fundamental para a reconstrução de sonhos e de sua altivez social, onde há o resgate de sua autonomia perante uma sociedade letrada e auxilia principalmente na luta contra preconceitos e discriminações. A escrita do nome é decisiva neste processo de apropriação da identidade do sujeito, resultando no fortalecimento de sua dignidade e pleno exercício da cidadania.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordAnalfabetismopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.titleA significação identitária da escrita do nome de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos em uma escola no Paranoápt_BR
dc.title.alternativeThe significance of identity in writing given names in Youth and Adult Education in a school in Paranoápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:08:30Z-
dc.date.available2018-01-22T18:08:30Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19126-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this final paper is to seek an understanding of how the meanings that permeate the writing of given names can help in building the identity of the subject in the education of children and adults (EJA) enrolled in a public school in Paranoá (Federal District, Brazil). The theoretical framework was constructed using a brief exposition of the historical struggles of the popular movement for the right to adult literacy in Paranoá, until the arrival of School Class 03. This elucidated the context of integration of students, and introduced a concept of the given name, its importance and its relationship with the identity of the subject. The text includes the contribution of Martins (1991), Albuquerque & Leal (2010), Reis (2011) and Galvão & Di Pierro (2012), authors who have written about, and support this work. This research follows the qualitative approach, where the procedures were defined by analysing and observing the school’s official documents. In addition, as a participant of GENPEX / UNB (Group of Teaching and Research-Extension in Popular Education and Philosophical, Historical and Cultural Studies). Based on data analysis it was found that for students of this school the literacy studies process is critical to the reconstruction of dreams and the social pride, contributing to the redemption of their autonomy in a literate society and assisting in the fight against prejudice and discrimination. The writing of the given name is crucial in this process of identity appropriation of the individual, resulting in the strengthening of their dignity and thus exercising their civil rights in full.pt_BR
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