Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DiegoCamaraDeLima_tcc.pdf457,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorLima, Diego Camara de-
dc.identifier.citationLIMA, Diego Camara de. As dificuldades e conquistas dos professores iniciantes em turmas de alfabetização: aspectos didáticos pedagógicos. 2016. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como problema de pesquisa as dificuldades enfrentadas e conquistas construídas, quanto aos aspectos didáticos pedagógicos, por professores iniciantes que atuam em turmas do bloco inicial de alfabetização (BIA). Assim tivemos como campo de pesquisa as escolas de área urbana da Regional de Ensino de Planaltina- DF, tendo como objetivo apresentar e discorrer sobre as dificuldades e conquistas vivenciadas por professores iniciantes em turmas de alfabetização, observando os métodos, procedimentos, conhecimentos e técnicas desenvolvidos nas atividades educativas desses sujeitos. Realizamos um estudo bibliográfico sobre o professor iniciante e sobre as políticas públicas de formação continuada para professores alfabetizadores, e através de uma pesquisa do tipo descritiva-exploratória, de caráter qualitativo, identificamos o perfil dos sujeitos da pesquisa. Por fim, analisamos o conteúdo dos questionários e entrevista semiestruturada realizada, identificamos as principais dificuldades e conquistas enfrentadas por estes professores. Verificamos que a principal dificuldade apontada por eles é relacionar os conhecimentos teóricos desenvolvidos nos cursos de graduação ou de formação continuada com a prática docente do dia a dia. Quanto às principais conquistas apresentadas temos: a aprendizagem de métodos de alfabetização e os conhecimentos adquiridos durante a participação nos cursos de formação continuada. Essas conquistas apontam para a necessidade de se desenvolver suas habilidades, conhecimentos e práticas para melhor conseguirem desempenhar seu trabalho docente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessor iniciantept_BR
dc.subject.keywordProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordBloco Inicial de Alfabetização (BIA)pt_BR
dc.titleAs dificuldades e conquistas dos professores iniciantes em turmas de alfabetização : aspectos didáticos pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:04:01Z-
dc.date.available2018-01-22T18:04:01Z-
dc.date.submitted2016-07-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19125-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work has as research problem, the difficulties faced and achievements built, as such pedagogical didactic aspects, by beginning teachers who work in the initial literacy block classes. Therefore we had as a research field the schools in the urban area of the Regional Teaching of Planaltina-DF aiming to present and discuss the difficulties and achievements experienced by beginner teachers in literacy classes, observing the methods, procedures, knowledge and techniques developed in the educational activities of these subjects. We conducted a bibliographic study about the beginner teachers and also about the public policy of continuing education for literacy teachers, and through a descriptive-exploratory survey of qualitative feature, we identified the profile of the researched subjects. Finally, we analyzed the content of the questionnaires and of the semi-structured interviews, we identified the main difficulties and achievements faced by these teachers. We found that the main difficulty pointed out by them is to relate the theoretical knowledge developed in undergraduate courses, or continuing education, with teaching practice everyday life. As the main achievements we have presented: learning literacy methods and knowledge acquired during participation in continuing education courses. These achievements indicate the necessity that beginning teachers have to develop their skills, knowledge and practices to better perform their teaching.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons