Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KarinaHamuFagundes_tcc.pdf660,9 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorFagundes, Karina Hamú-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Karina Hamú. A atuação do pedagogo na Força Aérea Brasileira. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico teve como objetivo principal analisar as diferentes perspectivas de atuação profissional existente no atual mercado de trabalho para o profissional da área de pedagogia. Sabemos que o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, sendo assim é fundamental a importância que esse profissional desenvolve em todas as instituições que possuem essa finalidade. Por meio deste, o trabalho abordou a sua ação em ambientes não escolares, focando principalmente no trabalho que o pedagogo desenvolve dentro no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo uma Organização Militar da Força Aérea Brasileira, abordando quais são as atividades que são desenvolvidas dentro desta organização tanto no âmbito militar como no âmbito acadêmico, relacionando as duas vivências. A pesquisa realizada adotou como abordagem qualitativa uma pesquisa de metodologia exploratória. O trabalho se desenvolveu por meio de pesquisa documental de documentos de ensino referente aos cursos oferecidos dentro da FAB, assim como coleta derelatos pessoais por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da área de educação que atuam nesta unidade e com o reconhecimento dos saberes profissionais adquiridos no Curso de Pedagogia e no exercício da profissão. Ao fim, possibilitou uma reflexão sobre os diferentes espaços de atuação do pedagogo, visto que parte de uma análise acerca do processo histórico que ocorreu no percurso desta profissão no Brasil, expondo as várias mudanças que ocorreram ao longo do tempo para a construção da identidade do pedagogo na atualidade.Os resultados alcançados mostraram que o campo de atuação profissional é bem amplo e deste modo a atuação na FAB se desenvolve por meio de coordenação e elaboração de propostas pedagógicas para o desenvolvimento de cursos oferecidos no contexto militar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordForça Aérea Brasileira (FAB)pt_BR
dc.subject.keywordMilitarespt_BR
dc.titleA atuação do pedagogo na Força Aérea Brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T17:55:30Z-
dc.date.available2018-01-22T17:55:30Z-
dc.date.submitted2016-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19123-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this monographic work isto analyze the different perspectives of professional performance in the current job market for professionals in the area of pedagogy. We know that the pedagogue is the professional that acts in several instances of the educational practice, and thus, it is fundamental the importance that this professional develops in all the institutions that have this purpose. Through this, the work addressed its action in non-school environments, focusing mainly on the work that the pedagogue develops in the First Integrated Center of Air Defense and Air Traffic Control a Military Organization of the Brazilian Air Force, addressing the activities that are developed within this organization both in the military and in the academic field, relating the two experiences. The work was developed through personal reports collected from semi-structured interviews with the professionals of the area of education who work in this unit and with the recognition of the professional knowledge acquired in the Course of Pedagogy and in the exercise of the profession. Thus, it is a qualitative approach with an exploratory methodology. Finally, it provided a reflection on the different spaces of action of the pedagogue, since part of an analysis about the historical process that occurred in the course of this profession in Brazil, exposing the various changes that have occurred over time for the construction of the identity of the Pedagogue nowadays. The results showed that the field of professional activity is very broad and in this way the performance in the FAB is developed through coordination and elaboration of pedagogical proposals for the development of courses offered in the military context.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons