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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorMedeiros, Jéssica de Lima-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Jéssica de Lima. O uso interdisciplinar da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. 2016. [15], 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA literatura infantil como ferramenta lúdica, pedagógica e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, infelizmente ainda é pouco explorada em sala de aula, pois os educadores tem ignorado este poder literário por não saberem como utilizá-los em suas práticas de ensino. Analisar o uso interdisciplinar da literatura infantil na sala de aula tomando como princípio pedagógico a teoria de Aprendizagem Significativa foi o objetivo proposto no estudo ora apresentado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como lócus uma Escola Classe de Brasília/DF. A metodologia empregada valorizou observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos participantes do Projeto Pequenos Leitores de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de conhecer o sentido que os livros literários possuem na escola e como são trabalhados pedagogicamente. A fundamentação teórica sustenta-se em algumas categorias tais como: aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2011); interdisciplinaridade (FAZENDA, 2008; 1991; PAVIANI, 2008), literatura infantil (ABRAMOVICH, 1997) e planejamento e avaliação, dentre outros. Os resultados e conclusões apresentam que mesmo tendo encontrado ali o hábito da leitura formado nos alunos, constatou-se que os professores ainda desenvolvem práticas pedagógicas lineares e fragmentadas fazendo uso da literatura infantil com um único fim – aprender a ler e escrever. A organização do trabalho pedagógico destinava-se a uma única disciplina – a Língua Portuguesa demonstrando uma prática limitante e pouco valorizada didática e pedagogicamente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.titleO uso interdisciplinar da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T17:44:21Z-
dc.date.available2018-01-22T17:44:21Z-
dc.date.submitted2016-06-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19120-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Children's literature as a fun tool, teaching and facilitator of the process of teaching and learning, it is unfortunately still little explored in the classroom because educators have ignored this literary power for not knowing how to use them in their teaching practices. Analyze the interdisciplinary use of children's literature in the classroom taking as a pedagogical principle. Meaningful Learning Theory was the purpose of the study presented here. This is a qualitative research that had as a place in Escola Classe, Brasília / DF. The used methodology evaluate class observations and semi-structured interviews with participating teachers and students of the Projeto Pequenos Leitores a class of third year of primary education in the perspective of knowing the sense that literary books have in school and how they are worked pedagogically. The theoretical foundation is sustained in some categories such as Meaningful Learning (Ausubel, 1982; MOREIRA, 2011); interdisciplinarity (FAZENDA, 2008; 1991; Paviani, 2008), children's literature (ABRAMOVICH, 1997) and planning and evaluation, among others. The results and conclusions show that even though there found the reading habit formed in students, it was found that teachers still develop linear and fragmented pedagogical practices making use of children's literature with a single purpose - to learn to read and write. The organization of the pedagogical work was intended to a single discipline - the Portuguese language demonstrating a limiting practice and unappreciated didactic and pedagogically.pt_BR
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