Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19118
Título: | Aquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda : um estudo de caso |
Autor(es): | Soares, Huxlenne Silva |
Orientador(es): | Buzar, Edeilce Aparecida Santos |
Assunto: | Aquisição de linguagem Língua brasileira de sinais Surdos - educação Crianças surdas |
Data de apresentação: | 26-Ago-2016 |
Data de publicação: | 22-Jan-2018 |
Referência: | SOARES, Huxlenne Silva. Aquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda: um estudo de caso. 2016. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar, analisar e refletir como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda. A pesquisa trouxe implicações a respeito de como ocorre esses processos a partir da realidade familiar e educacional. Para tanto, buscamos estabelecer uma relação teórico-prática fundamentada nos estudos de Chomsky (1986;1988) em sua abordagem gerativista e a Teoria da Aquisição da Linguagem. Slomski (2010) e Buzar (2009) ao tratar sobre as concepções de surdez e suas implicações educacionais e Quadros e Cruz (2008) ao abordar sobre a aquisição da linguagem em crianças surdas bem como Quadros e Karnopp (2004) e Felipe (2007) referente à estrutura linguística da Libras e sua aprendizagem. Com base nos estudos teóricos, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso de uma criança surda em uma instituição pública de Brasília – DF, onde foi realizada observações e acompanhamentos de atividades referentes à aprendizagem da Libras. Assim, os instrumentos de pesquisa utilizados foram observação e entrevista em profundidade. A partir das observações e entrevistas, analisamos e interpretamos dados, e construímos alguns episódios que colaboraram de forma relevante para a análise do processo de aquisição e aprendizagem da Libras na referida criança surda. Diante disso, foi possível perceber os fatores que favoreceram e favorecem o seu desenvolvimento quando o professor procura alcançar o aluno e criar novas estratégias que possibilitem o seu aprendizado e quando a família consegue acolher a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua, assim como, os fatores que prejudicaram e/ou atrasaram o seu processo de aquisição e de aprendizagem da Libras. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons