Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FabienneDeSouzaAraujo_tcc.pdf750,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vamos brincar juntos? A cooperação entre crianças da educação infantil
Autor(es): Araujo, Fabienne de Souza
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Educação de crianças
Jogos cooperativos
Brincadeiras
Jogos
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: ARAUJO, Fabienne de Souza. Vamos brincar juntos? A cooperação entre crianças da educação infantil. 2016. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de descrever e analisar a cooperação entre as crianças de cinco e seis anos nas atividades dos jogos em uma sala de pré-escola na educação infantil. O contexto é uma escola pública da Região Administrativa de Sobradinho - Distrito Federal. As atividades de cooperação e competição trabalham vários tipos de comportamentos que culminam em trabalhos coletivos, porém as atividades de competição vêm sendo usadas com mais frequência nas escolas. A partir do estágio feito em uma pré-escola, possibilitando uma imersão de noventa horas, pudemos observar que não se realizavam com as crianças observadas propostas de cooperação umas com as outras, assim por meio de uma pesquisa-ação, preparamos três atividades que envolveram solucionar tarefas com a ajuda uns dos outros. Os resultados foram reações bem diferenciadas, houve uma evolução do comportamento cooperativo ao longo das atividades, na primeira houve pouca cooperação, já na segunda atividade houve uma melhora significativa deste comportamento e na última houve grande cooperação mútua. E no fim da pesquisa percebemos que a turma que antes era bem competitiva passou a ser mais unida trabalhando em projetos que envolviam a turma inteira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons