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2016_JanainaRolinsDeSousa_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSousa, Janaína Rolins de-
dc.identifier.citationSOUSA, Janaína Rolins de. As brincadeiras de papéis sociais na Educação Infantil. 2016. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractTrabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília que tem como objetivo geral compreender as contribuições das Brincadeiras de Papéis Sociais para os processos de ensino e aprendizagem, bem como para a constituição da criança enquanto sujeito social. Os objetivos específicos são: Conhecer a rotina de uma escola de Educação Infantil, especialmente os tipos de brincadeiras utilizadas pelas crianças; Analisar o tratamento dado às Brincadeiras de Papéis Sociais em alguns documentos oficiais da escola, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e do Ministério de Educação; Refletir sobre como as Brincadeiras de Papéis Sociais podem ser utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem e na construção da criança enquanto sujeito social. A investigação se caracterizou como uma abordagem qualitativa, e o tipo de pesquisa como Participante, uma vez que a pesquisadora já atuava na escola como estagiária. A Observação foi a técnica básica para coleta de dados, apoiada na utilização de um caderno de campo para registrar o cotidiano da escola, e de uma turma de crianças de 4 e 5 anos. Para fundamentar a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Ariés (1978); Kishimoto (1996); Vigotski, (1998); Borba (2006); Martins (2006); Duarte (2006), Brougére (2010). O resultado da investigação confirma as hipóteses iniciais, de que nas escolas de Educação Infantil algumas brincadeiras (não as de Papéis Sociais), já eram utilizadas no processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento; e também de que as Brincadeiras de Papéis Sociais eram utilizadas, mas não pedagogicamente, e sim pela tradição. Este tipo de brincadeira não é planejado de fato pelos professores e não são utilizadas como estratégia de aprendizagem. Em decorrência deste trabalho, sugere-se que a Formação Inicial e a Formação em Serviço sejam repensadas a fim de que as Brincadeiras de Papéis Sociais se tornem objeto de reflexão dos futuros professores e daqueles que estão em serviço. Também é proposto que o registro das crianças brincando seja utilizado como estratégia para a reflexão da prática e elaboração de novos planejamentos. Por fim, são apresentadas sugestões de como trabalhar alguns dos conteúdos da Educação Infantil propostos pelo Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e Currículo em Movimento utilizando as Brincadeiras de Papéis Sociais como estratégia no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPapel socialpt_BR
dc.titleAs brincadeiras de papéis sociais na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T17:26:58Z-
dc.date.available2018-01-22T17:26:58Z-
dc.date.submitted2016-06-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19114-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Final paper in Education Studies at University of Brasília, with the main focus on the social roles of children games found on childhood education. The overall objective of the research is to understand the contributions of Social Roles of children games for teaching and learning processes, as well as to constitute the child as a social subject. The specific objectives are: To know the routine of a childhood education school, especially the types of games used by children; Examine the treatment of Social Role games in some official documents of the school, of the Department of Education of the Federal District and of the Ministry of Education; Reflect on how the Social Roles games can be used in the teaching and learning processes and in the construction of the child as a social subject. The investigation was characterized as a quantitative approach, and the research as a Participatory research, once the researcher already acted in a school as an intern. The observation was the basic technique for data collection, based on the use of a field work notebook to register the routine of the school and of a group of children aged 4 and 5 years old.Some theorists were used to theoretically support this research, like for example: Ariès (1978); Kishimoto (1996); Vigotski, (1998); Borba (2006); Martins (2006); Duarte (2006), Brougère (2010).The research results confirm the initial hypothesis that in Childhood Education schools some games (not the Social Roles ones) were already used in the teaching-learning process in various areas of knowledge. The hypothesis that the Social Roles games were not used pedagogically, but by tradition, was confirmed. These kinds of games are not planned by teachers andarenot used as a learning strategy. As a result of this paper, it is suggested a rethink for the initial training and inservice training so that the Social Role games become an object of reflection for future teachers and for those who are in service. It is also suggested that the record of children playing become a strategy for the practical reflection and elaboration of new teaching plans.Finally, suggestions are made on how to work some of the content from the Childhood Education that are proposed by the Referential National Curriculum of Childhood Education and the Movement Curriculum using the Social Role games as a strategy in the teaching and learning process.pt_BR
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