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https://bdm.unb.br/handle/10483/19110
Título: | Reflexões sobre a educação integral no Distrito Federal |
Autor(es): | Porto, Joyce Lopes |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Educação integral Escola de tempo integral |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 22-Jan-2018 |
Referência: | PORTO, Joyce Lopes. Reflexões sobre a educação integral no Distrito Federal. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi analisar a concepção de professores sobre a educação integral e a escola de tempo integral e salientar a diferença entre Educação Integral e Escola de Tempo Integral. Foi discutida a necessidade de entendimento da diferença entre “tempo integral” e “educação integral” por parte dos atores envolvidos, a fim de promover a integração entre os turnos objetivando mostrar a importância de não enxergar apenas a ampliação do tempo, mas integrando o currículo, os turnos e explorando potenciais espaços de aprendizagem. A pesquisa mostra que educação integral,é aquela que atinge todas as dimensões do ser humano, oferecendo as condições necessárias para o seu desenvolvimento em todas as dimensões. Concluiu-se que ainda existe uma certa desorganização conceitual em relação ao tema da educação integral e escola de tempo integral havendo a necessidade de mais investimento em formação continuada aos profissionais da área. A fim de compor o referencial teórico foi utilizada a contribuição de autores tais como Gallo, Moraes, Teixeira, Moll e Arroyo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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