Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19110
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoyceLopesPorto_tcc.pdf460,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre a educação integral no Distrito Federal
Autor(es): Porto, Joyce Lopes
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Educação integral
Escola de tempo integral
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: PORTO, Joyce Lopes. Reflexões sobre a educação integral no Distrito Federal. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a concepção de professores sobre a educação integral e a escola de tempo integral e salientar a diferença entre Educação Integral e Escola de Tempo Integral. Foi discutida a necessidade de entendimento da diferença entre “tempo integral” e “educação integral” por parte dos atores envolvidos, a fim de promover a integração entre os turnos objetivando mostrar a importância de não enxergar apenas a ampliação do tempo, mas integrando o currículo, os turnos e explorando potenciais espaços de aprendizagem. A pesquisa mostra que educação integral,é aquela que atinge todas as dimensões do ser humano, oferecendo as condições necessárias para o seu desenvolvimento em todas as dimensões. Concluiu-se que ainda existe uma certa desorganização conceitual em relação ao tema da educação integral e escola de tempo integral havendo a necessidade de mais investimento em formação continuada aos profissionais da área. A fim de compor o referencial teórico foi utilizada a contribuição de autores tais como Gallo, Moraes, Teixeira, Moll e Arroyo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons