Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Resende, Hosineide de Freitas | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Hosineide de Freitas. Iniciar a carreira na educação profissional: o caso do PROEJA no campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília. 2016. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo identificar os desafios, dificuldades e descobertas de professores que iniciam a carreira na educação profissional em cursos de PROEJA, no Instituto Federal de Brasília-(IFB). O interesse pelo tema surgiu de inquietações suscitadas durante as reuniões de projeto 3 e 4 na Universidade de Brasília (UnB) durante o curso de pedagogia. Tivemos como referencial teórico a análise dos documentos legais sobre o Proeja, estudos sobre professor iniciante e sobre a formação e atuação de professores para a educação profissional. Em busca de atingirmos nosso objetivo, fizemos revisão bibliográfica tendo como base os periódicos da Qualis A1, A2 e B1, nos quais buscamos artigos que trouxessem discussões sobre nossa temática. A pesquisa realizada seguiu uma abordagem qualitativa, realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro professores iniciantes no programa Proeja do IFB- campus Samambaia. Com base nas análises das entrevistas podemos perceber que os principais desafios e dificuldades desses professores são: a) Desafios: Percepção das especificidades dos alunos para proporcionar um plano de ensino adequado. Adaptação dos conteúdos para atender as dificuldades dos alunos. Proporcionar aos alunos um ensino que os permita se desenvolver na escrita e na leitura. Motivar os alunos a permanecerem no curso. Lidar com a heterogeneidade; b) Dificuldades: Evasão, apatia, cansaço e desânimo do aluno. Falta do conhecimento especifico do Proeja na formação inicial. Currículo não apropriado; e c) Descobertas: experimentar metodologias que consideraram como eficientes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professor iniciante | pt_BR |
dc.title | Iniciar a carreira na educação profissional : o caso do PROEJA no campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T17:00:08Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T17:00:08Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19107 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this job is identifying the challenges, the difficulties, and discoveries of teachers who begin their career in the professional education in courses of PROEJA at the Federal Institute of Brasília - IFB. The interest in the subject appeared from concerns raised during the meetings of Project 3 and 4 at University of Brasília in the Pedagogy Course. The theoretical support were the legal documents about PROEJA, studies about beginner teachers, and teachers’ formation and performance in professional education. Seeking for achieving our goal, we made bibliographic reviews based on periodicals of Qualis A1, A2, and B1, in which we looked for articles that provide discussions about our theme. The research realized followed a qualitative approach; we made semi-structured interviews with four beginner teachers in PROEJA program of IFB Campus Samambaia. Based on the analysis of the interviews, we could see the main challenges and difficulties of those teachers. They are: a) Challenges: The perception of students’ specialties to provide an appropriate lesson plan. Adapting the content to attend students’ difficulties. Providing students an education that develop their writing and reading. Motivating students to keep in the course. b) Difficulties: Students evasion, apathy, tiredness, and discouragement. The lack of PROEJA specific knowledge in initial formation. An inappropriate curriculum. c) Discoveries: To experiment methodologies considered efficient. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|