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dc.contributor.advisorMatos, Bráulio Pôrto-
dc.contributor.authorNovais, Eloíse Teles-
dc.identifier.citationNOVAIS, Eloíse Teles. O Numeracy Skills Test da Inglaterra e o debate sobre certificação de professores no Brasil: um estudo preliminar. 2016. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade apresentar alguns aspectos da situação da educação brasileira, tendo como foco as licenciaturas encontradas no país, a avaliação do ENADE, a Prova Nacional de Concurso, projeto que foi paralisado por um tempo, e a Base Nacional Comum Curricular. Procuro articular cada um dos temas para compreender os motivos de os sistemas educacionais brasileiros não serem bem avaliados nacional e internacionalmente. Como ponto de apoio e questionamento, trago as políticas de formação de professores da Inglaterra que, ao contrário do Brasil, é bem classificada em avaliações como o PISA, por exemplo. Apresento as maneiras de se tornar professor neste país, e os requisitos fundamentais e indispensáveis para lecionar em qualquer nível de ensino. Por fim, realizo uma pesquisa aplicando uma versão traduzida da prova realizada na Inglaterra para qualificar professores, com alunos calouros e formandos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Os resultados foram computados e avaliados de acordo com a situação dos participantes da pesquisa, e também comparados com os resultados obtidos pelos alunos que realizam a versão original. Diferente do que acontece na Inglaterra, os resultados brasileiros não foram satisfatórios, sendo que apenas uma minoria seria aprovada no teste e receberia o certificado para poder lecionar. Fica então o questionamento: será que o Brasil está preparando bem os seus professores?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - Inglaterrapt_BR
dc.titleO Numeracy Skills Test da Inglaterra e o debate sobre certificação de professores no Brasil : um estudo preliminarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T16:56:56Z-
dc.date.available2018-01-22T16:56:56Z-
dc.date.submitted2016-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19106-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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