Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Matos, Bráulio Pôrto | - |
dc.contributor.author | Novais, Eloíse Teles | - |
dc.identifier.citation | NOVAIS, Eloíse Teles. O Numeracy Skills Test da Inglaterra e o debate sobre certificação de professores no Brasil: um estudo preliminar. 2016. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade apresentar alguns aspectos da situação da educação brasileira, tendo como foco as licenciaturas encontradas no país, a avaliação do ENADE, a Prova Nacional de Concurso, projeto que foi paralisado por um tempo, e a Base Nacional Comum Curricular. Procuro articular cada um dos temas para compreender os motivos de os sistemas educacionais brasileiros não serem bem avaliados nacional e internacionalmente. Como ponto de apoio e questionamento, trago as políticas de formação de professores da Inglaterra que, ao contrário do Brasil, é bem classificada em avaliações como o PISA, por exemplo. Apresento as maneiras de se tornar professor neste país, e os requisitos fundamentais e indispensáveis para lecionar em qualquer nível de ensino. Por fim, realizo uma pesquisa aplicando uma versão traduzida da prova realizada na Inglaterra para qualificar professores, com alunos calouros e formandos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Os resultados foram computados e avaliados de acordo com a situação dos participantes da pesquisa, e também comparados com os resultados obtidos pelos alunos que realizam a versão original. Diferente do que acontece na Inglaterra, os resultados brasileiros não foram satisfatórios, sendo que apenas uma minoria seria aprovada no teste e receberia o certificado para poder lecionar. Fica então o questionamento: será que o Brasil está preparando bem os seus professores? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Inglaterra | pt_BR |
dc.title | O Numeracy Skills Test da Inglaterra e o debate sobre certificação de professores no Brasil : um estudo preliminar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T16:56:56Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T16:56:56Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19106 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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