Título: | Currículos de formação inicial de docentes para os anos iniciais na América do Sul : a relação teórico-prática |
Autor(es): | Sena, Quéren-Hapuque Silva |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Currículo profissional - professor Formação profissional América do Sul Professores - formação |
Data de apresentação: | 1-Fev-2017 |
Data de publicação: | 18-Jan-2018 |
Referência: | SENA, Quéren-Hapuque Silva. Currículos de formação inicial de docentes para os anos iniciais na América do Sul: a relação teórico-prática. 2017. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho realizou análise de matrizes curriculares de cursos de formação de professores para os anos iniciais de dez países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela e Uruguai. Entendendo que a relação teórico-prática é indissociável, o objetivo geral deste buscou compreender como ocorre a formação inicial de professores na América do Sul na perspectiva dessa indissociabilidade. A pesquisa de cunho descritivo-exploratório foi realizada em diversas etapas que permitiram observar distanciamentos e aproximações quanto à relação entre teoria e pratica, mostrando-nos que a unidade entre estas ainda não parece estar consolidada, seja pelo fato de uma surgir em detrimento da outra ou por uma delas não ser apresentada como componente curricular do curso. Entre os currículos pesquisados observamos que a prática e a teoria nem sempre indicam uma visão de unidade, dada a inconstância em que a primeira aparece no currículo em relação à segunda, permitindonos entender que não é incomum em outros países deste continente a questão teóricoprática vista de modo dissociável. Além disso, as disciplinas relativas à formação profissional específica, por vezes, surgiram em proporção maior em relação àquelas de cunho teórico ou prático. |
Abstract: | This study analyzed curricular matrices of teacher training courses for the primary in ten countries of South America: Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, Peru, Paraguay, Venezuela and Uruguay. As the theoretical-practical relation is indissociable for us, the general objective of this study was to understand how does happen the initial formation of teachers in South America considering this perspective of this indissociability. The descriptive-exploratory research was realized in different stages that allowed us to observe distances and approximations regarding the relation between theory and practice, showing us that a unit among these does not seem to be consolidated, sometimes one appears more than the other or it just does not appears in the curriculum. We observe too that the practice and the theory do not always indicate a vision of unity, given a inconstancy in which an idea is not a curriculum in relation to the second, making us to understand that the theoretical-practical relation as a separated way is not uncommon in others countries of this continent. Besides, as disciplines related to specific vocational training, they sometimes appeared in bigger proportion to those of a theoretical or practical nature. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|