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Título: A formação integral do sujeito na perspectiva de uma educação inovadora
Autor(es): Vilhena, Ana Flávia Frazão
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Formação integral
Educação inovadora
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 14-Dez-2016
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: VILHENA, Ana Flávia Frazão. A formação integral do sujeito na perspectiva de uma educação inovadora. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: De acordo com as leis que regem o Estado, todo indivíduo tem o direito de ter acesso a uma educação que forme integralmente todas as dimensões, coginitva, psicológica, biológica, cultural, emocional e social, a fim de promover uma educação transformadora. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a formação integral e a educação inovadora, que de certo modo estão interligadas, e analisar instituições de ensino com perspectivas inovadoras que têm como finalidade formar sujeitos integrais capazes de atuar e transformar a realidade social. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa a partir da análise documental e reflexão de fragmentos empíricos apresentados na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) – Encontro Regional Centro-Oeste. Nosso trabalho foi baseado nos autores que descrevem a formação integral, Vygotsky e Wallon (apud Leite), Leite (2012), Tonet (2006), Verástegui (2013) e estudiosos que caracterizam a educação inovadora, Morin (1999) e Moran (2013), estes últimos ainda nos apoiaram teoricamente na análise dos fragmentos documentais e empíricos. A partir desse movimento reflexivo e ensaístico, podemos considerar que o cenário educional brasileiro, mesmo possuindo ainda traços tradicionais, já busca uma educação inovadora e integradora por meio de projetos, tanto nas instituições públicas quanto privadas.
Abstract: According to the laws that govern the State, every individual has the right to have access to an education that integral all dimensions, cognitive, psychological, biological, cultural, emotional and social, in order to promote a transformative education. Thus, this monograph aims at a comprehensive education and an innovative education, which in some way are interconnected, in addition to analyzing educational institutions with innovative perspectives that aim to train citizens who are able to update and transform social reality. The methodology used was the qualitative research of the documentary analysis and the reflection of empirical fragments presented at the Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) Encontro Regional Centro-Oeste. The work was based on theorists who described the integral formation, Leite (2012), Tonet (2006), Verástegui (2013) and scholars who characterize an innovative education, Morin (1999) and Moran (2013), In addition to supporting us theoretically in the analysis of the documentary and empirical fragments. Based on this reflexive and essayistic movement, we can consider that the Brazilian educational scenario, even having traditional traits, already seeks an innovative and integrative education through projects, both in public and private institutions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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