Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19086
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaCarolineRibeiroDaSilva_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bilinguismo e ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola do DF
Autor(es): Silva, Ana Caroline Ribeiro da
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ludicidade
Bilinguismo
Ensino
Aprendizagem
Educação bilíngue
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: SILVA, Ana Caroline Ribeiro da. Bilinguismo e ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem de uma escola do DF. 2016. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo analisou a prática da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem e sua contribuição para a consolidação da educação bilíngue. Além de explicitar os conceitos de bilinguismo e ludicidade para compreendê-los melhor no âmbito educacional. Metodologicamente, a pesquisa, de cunho qualitativo, investigou uma turma de educação infantil de uma escola bilíngue localizada em Brasília. Tomaram-se como aporte teórico os pressupostos de Harmers e Blanc (2000), Flory (2008, 2009), Wei li (2000), Silva (2014) relacionados às dimensões do bilinguismo. Os principais teóricos referentes à ludicidade foram Kishimoto (1998, 2010), Vygostky (1998) e Oliveira (1997). Concluiu-se que as crianças necessitam da prática. Elas precisam contribuir, participar e se sentir a vontade no ambiente de aprendizagem. Dessa maneira, jogos educativos, músicas, livros e experimentações foram elementos lúdicos fundamentais que ajudaram nesse processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua. Os resultados apontaram que o brincar e o aprender podem ser sinônimos no âmbito educacional, desde que o professor norteie e aproveite esses momentos para mediar e ensinar de maneira prazerosa e divertida. Ademais, proporcionar isso às crianças é entender que a ludicidade é uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem, inclusive em uma escola bilíngue.
Abstract: This work is a result of completion of a research discipline developed from Project 3. The aim was to analyze the practice of playfulness in teaching and learning processes and their contribution to the consolidation of bilingual education. In addition to explaining the concepts of bilingualism and playfulness to understand them better in school development. Methodologically, a qualitative research, investigated the kindergarten class in a bilingual school located in Brasilia. The taken theoretical contributions were the presuppositions of Harmers e Blanc (2000), Flory (2008), Wei li (2000), Silva (2014) related to bilingualism. The theoretical principles concerning the playfulness were guided in Kishimoto (1998, 2010), Vygotsky (1998) and Oliveira (1997). It was concluded that children need practice; they need to contribute, participate and feel comfortable in the learning environment. Thus, educational games, music, books and experiments were fundamental playful elements that helped this process of teaching and learning a second language. The results pointed that playing and learning can be synonymous in the educational process, however the teachers need to guide and enjoy the moments to mediate and teach in a pleasant and fun way. Moreover, propose this to the children is to understand that playfulness is a great ally in the process of teaching and learning, including bilingual school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons