Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DanielaRezendeDosSantos_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contação de histórias : um relato de experiência em escolas do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Daniela Rezende dos
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Contação de histórias
Educação de crianças
Ensino fundamental
Data de apresentação: 15-Jun-2016
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: SANTOS, Daniela Rezende dos. Contação de histórias: um relato de experiência em escolas do Distrito Federal. 2016. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivos apresentar a importância da Contação de História na Educação Infantil e Ensino Fundamental, através da perspectiva da leitura dialógica; identificar sobre como as crianças reagem diante dessa experiência e analisar a forma como elas percebem a contação de história na escola. Os dados deste Trabalho de Conclusão de Curso partem das minhas experiências na Universidade de Brasília (UnB) proporcionadas pelo projeto 4 nas fases 1 e 2 do currículo de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) e do Projeto de Extensão: “Livros Abertos: Aqui todos contam!”, ligado ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) em escolas públicas do Distrito Federal; e da técnica de roda de conversa utilizada para a complementação. A Contação de História é apresentada como uma estratégia pedagógica, na qual propicia a criança diferentes aprendizados para que a mesma tenha uma formação rica e completa desde a infância permitindo-a se manifestar como um sujeito ativo; percebeu-se ao longo do trabalho que as instituições escolares abordadas apesar de saberem a relevância e a importância da contação de história, a mesma ainda não é tratada de uma forma proveitosa, porém as ainda crianças acham prazerosa; se faz necessário explorar novas formas que consigam cativar a todos, e por fim destacamos a presença da questão do gênero que se fez bastante evidente durante o decorrer do trabalho.
Abstract: This work aims to present the importance of Storytelling in kindergarten through the perspective of dialogic reading; identify how children react to this experience and analyze how they perceive the storytelling in school. The content of this Final Paper is related to my experience at University of Brasilia (UNB) provided by the project 4 phases 1 and 2 of the Pedagogy curriculum of the Faculty of Education (FE) and of the Extension Project: “Livros Abertos: Aqui todos contam!” attached to the Department of Basic Psychological Processes (BPP) at public schools in the Distrito Federal; and wheel of colloquy technique for complementation. The storytelling is presented as a pedagogic strategy, which provides a different learning for children, so that it has a rich and complete training for the children, allowing them to express themselves as an active individual. During the development of my research, it was noticed that school institutions knows the relevance and importance of storytelling, it is not treated in a useful way, but the children still find pleasurable; it is necessary to explore new types of dynamic to captivate everyone; and finally the gender issue became quite evident during the course of work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons