Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Leal, Carla Aparecida de Oliveira Santana | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Carla Aparecida de Oliveira Santana. A dialogicidade entre família e escola e sua influência no desenvolvimento da aprendizagem. 2016. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou analisar o diálogo entre família e escola e sua influência no desenvolvimento da aprendizagem, sob a perspectiva dos pais/ responsáveis, diretora e vice-diretora. Comprometendo-se a: (1) Verificar o diálogo entre família e escola que favoreça o melhor desenvolvimento dos educandos em sala de aula; (2) Analisar a relação família e professor; (3) Verificar as formas de diálogo entre família e escola; (4) Verificar a participação dos pais/responsáveis dos educandos com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Foi feita primeiramente uma revisão bibliográfica com base nos autores Paulo Freire (2008), Maria Auxiliadora Dessen e Ana Paula da Costa Polonia (2005), Maria Tereza Maldonado (2001), dentre outros, os quais embasaram teoricamente a pesquisa e estudos executados. A metodologia de caráter qualitativo, contou com a realização de entrevistas estruturadas e aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise de dados indicou que o diálogo e a relação entre família e a escola, é prejudicada devido a diversos fatores, sendo a ausência de outras ferramentas para auxiliar o diálogo, um dos principais. Todavia, há aqueles familiares que acreditam que as ferramentas utilizadas pela escola são suficientes, reconhecem a importância do diálogo e a participação da família na escola, e do acompanhamento no processo de ensino aprendizagem das crianças. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - formação | pt_BR |
dc.title | A dialogicidade entre família e escola e sua influência no desenvolvimento da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-18T18:01:04Z | - |
dc.date.available | 2018-01-18T18:01:04Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19080 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aimed to analyze the dialogue between family and school and its influence on the development of learning, from the perspective of parents or guardians, director and vice-director. Committing to: (1) Verify the dialogue between family and school that favors the best development of students in the classroom; (2) Analyze the family and teacher relationship; (3) Check the forms of dialogue between family and school; (4) Check the participation of parents or guardians of students with difficulties in the teaching-learning process. A bibliographical review was, made first based on the authors Paulo Freire (2008), Maria Auxiliadora Dessen and Ana Paula da Costa Polonia (2005), Maria Tereza Maldonado (2001), among others, who theoretically supported research and studies. The methodology of qualitative character, counted on the accomplishment of structured interviews and application of questionnaires containing open and closed questions. The analysis of data indicated that the dialogue and the relationship between family and school is hampered due to several factors, and the absence of other tools to assist the dialogue, one of the main ones. Nevertheless, there are those who believe that the tools used by the School are sufficient, recognize the importance of dialogue and the participation of the family in school, and the accompaniment in the teaching children's learning process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|