Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19079
Título: | Como pais e as crianças se veem no contexto da educação bilíngue |
Outros títulos: | How the parents and the children see each other in a bilingual context |
Autor(es): | Braga, Brunna Cardoso |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto: | Bilinguismo Comunicação Socialização Educação bilíngue Aquisição da segunda língua Língua inglesa - estudo e ensino Educação de crianças |
Data de apresentação: | 5-Dez-2016 |
Data de publicação: | 18-Jan-2018 |
Referência: | BRAGA, Brunna Cardoso. Como pais e as crianças se veem no contexto da educação bilíngue. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir como os pais e os filhos se veem em um contexto bilíngue, considerando de que maneira a segunda língua influencia o desenvolvimento das crianças e o seu momento de inserção e socialização escolar. A autora busca identificar as práticas comunicativas e analisar os conceitos que as famílias possuem a respeito da educação bilíngue. Para isso, o referencial teórico explora os conceitos de bilinguismo, comunicação, práticas comunicativas, segunda língua, educação infantil e socialização. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, com observação participante e interventiva e também de entrevistas interacionistas feitas com as famílias. Foi observada a perspectiva que essas famílias têm a respeito dos processos comunicativos, dialogando com a prática vivenciada pela autora. Conclui-se que a segunda língua influencia de maneira positiva e construtiva no desenvolvimento das crianças. |
Abstract: | This work intends to discuss how the parents and their children see each other in a bilingual context, considering how the second language influences the development of the children and their insertion and socialization moment at school. The author wants to identify the communicative practices and analises the concepts that the families have about the bilingual education. For that, the theoretical referential explores the concepts of bilingualism, communication, communicative practices, second language, childhood education and socialization. It’s about an etnographic research, with participative and interventive observation and also of interactionist interviews made with the families. It has been observed the perspective that these families have about the communicative processes, dialoguing with the practice lived by the author. It was concluded that the second language influences in a positive and constructive way in the development of the children. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons