Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19078
Título: | Avaliação germinadora : uma proposta de avaliação para a Educação do Campo |
Autor(es): | Santana, Camila Freitas de |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Educação do campo Aprendizagem - avaliação Prática de ensino - educação do campo Aprendizagem |
Data de apresentação: | 25-Out-2016 |
Data de publicação: | 18-Jan-2018 |
Referência: | SANTANA, Camila Freitas de. Avaliação germinadora: uma proposta de avaliação para a Educação do Campo. 2016. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo compreender a educação do campo, enquanto concepção educativa, sua estruturação metodológica e a existência de referenciais a avaliação para as aprendizagens com especificidades ao campo. Neste trabalho realizou-se uma retrospectiva histórica para contextualizar a consolidação de uma Educação do Campo com relação às políticas públicas. A partir da pesquisa teórica e empírica, é possível afirmar que a educação do campo é a proposta educativa que pressupõe a articulação da escola com a vida do campesinato e que se consolida, sob contextualização histórica e cultural, para valorizar a identidade do campo e constituir-se de processos coletivos próprios de aprendizagem. Os principais autores que embasaram a construção deste trabalho foram Molina (2004), Caldart (2010) e Luckesi (2000). A análise da pesquisa realizada com coordenadores pedagógicos de escolas campesinas ressalta a necessidade de estruturação de uma concepção educativa ao campo e a construção de projetos políticos pedagógicos e metodologias vigentes no atendido de especificidades do campo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons