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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorOliveira, Brunna Cristina de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Brunna Cristina de. A face educativa da justiça restaurativa no ambiente escolar do DF. 2016. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO interesse em investigar a face da Justiça Restaurativa no espaço escolar nasceu em 2014 por meio de estágio realizado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Ali foi possível conhecer um braço de atuação deste tribunal – aplicar a Justiça Restaurativa nas escolas. Diante desta realidade, procurou-se entender os impactos deste novo ente no espaço escolar e suas contribuições para o desenvolvimento do trabalho educativo escolar. Questionou-se: existe espaço na escola para a Justiça Restaurativa? Qual sua função na escola? O trabalho tem como finalidade desvelar o papel e o espaço da justiça restaurativa no cotidiano escolar e suas implicações para a formação integral dos educandos. A Metodologia, de base qualitativa, foi pautada em estudo bibliográfico dos fundamentos teóricos da Justiça Restaurativa no Brasil e observação participante na escola pesquisada. Os fundamentos teóricos visam entender as contribuições da Justiça Restaurativa para o desenvolvimento do trabalho educativo escolar à luz de Bianchini (2014), Grecco (2014), Kuenzer (2003), Pennin (2002), dentre outros. As conclusões apontam para a face da Justiça Restaurativa na escola como a possibilidade de reparação e de prevenção de problemas sociais violadores do direito individual e a escola, o ambiente educativo propício ao diálogo entre as partes e superar as dificuldades evidenciadas na comunidade. Nas considerações finais destaca-se que o fundamental é a valorização da formação do homem capaz de dialogar e refletir sobre temas importantes para a superação das dificuldades sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJustiça restaurativapt_BR
dc.subject.keywordEscolas - função socialpt_BR
dc.subject.keywordConflitos e confrontospt_BR
dc.titleA face educativa da justiça restaurativa no ambiente escolar do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-18T17:49:27Z-
dc.date.available2018-01-18T17:49:27Z-
dc.date.submitted2016-06-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19076-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract3L'intérêt pour enquêter sur la Justice Réparatrice à l'école est né en 2014 à travers le stage realizé dans le Tribunal de Justice du District Fédéral et des Territoires, Brésil. Il a été possible de connaître une partie d'action du Tribunal - appliquer la Justice Réparatrice dans les écoles. Avant cette réalité, nous avons essayé de comprendre les impacts de cet nouveau element au centre de l'école et sa contribution au développement du travail éducatif. Il a été remis en question: Y a-t-il place à l'école pour la Justice Réparatrice? Quel est le rôle à l'école? Le travail a pour but presenté le rôle et l‟espace de la Justice Réparatrice dans les situations quotidiennes de l'école et ses implications pour la formation intégrale des étudiants. La méthodologie, laquelle de base qualitative, a été basée sur une étude bibliographique des fondements théoriques de la Justice Réparatrice au Brésil et remarque participant en scolaire étudié. Les fondements théoriques visent à comprendre les contributions de la Justice Réparatrice pour le développement du travail éducatif de l'école à la lumière de Bianchini (2014), Grecco (2014), Kuenzer (2003), Pennin (2002), entre autres. Les conclusions montrent que la Justice Réparatrice donent les écoles la possibilité de la réparation et la prévention des problèmes sociaux violateurs des droits individuels. Aussi, il fait favorable l'environnement éducatif propice au dialogue entre les parties et à surmonter les difficultés mises en évidence dans la communauté. La conclusion montre que la clé est la valorization de la formation de l'homme capable de parler et de réfléchir sur des questions importantes a fin de surmonter les difficultés sociales.pt_BR
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