Título: | Educação integral e mediação docente : uma conquista da escola pública do Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Ariane Rodrigues da |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Educação integral Mediação pedagógica Autonomia - educação Cidadania |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 18-Jan-2018 |
Referência: | SILVA, Ariane Rodrigues da. Educação integral e mediação docente: uma conquista da escola pública do Distrito Federal. 2016. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema: Educação Integral e mediação docente: Uma conquista da escola pública do Distrito Federal, que vem no rol da educação analisar a contribuição do educador como mediador do conhecimento, na perspectiva de proporcionar uma formação integral, autônoma e cidadã das crianças, permitindo traçar os paradigmas e as múltiplas facetas da Educação Integral. Assim, busca-se por uma Educação Integral pautada por uma nova práxis pedagógica, esboçada sobre a ótica da cidadania e autonomia das crianças. A metodologia do objeto de estudo é de cunho qualitativo pautado na pesquisa de campo e bibliográfica, tendo enfoque na fundamentação legal e nos autores Gasparin (2007), Pimenta (2013), Junckes (2013), Oliveira (2004), Alarcão (1996), Aries (1981), dentre outros. Os instrumentos para a coleta de dados utilizados no estudo de caso foram a observação participante, questionário e entrevista. As observações empíricas a que carece a pesquisa visaram analisar e compreender o objetivo da Educação Integral, bem como, identificar, verificar e analisar os subsídios concedidos pelo professor no processo de aprendizagem para que os educandos possam adquirir autonomia, consciência crítica, além de entenderem seu papel de cidadão, para que possam assumir e participar de forma ativa na sociedade. |
Abstract: | This research has as its theme: Integral Education and teaching Mediation: An achievement of public school in the Federal District, which has the role of education to analyze the contribution of the teacher as a mediator of knowledge with a view to providing a comprehensive education, autonomous and citizen of children, enabling you to trace the paradigms and multiple facets of Integral Education. Thus, the aim is for an Integral Education guided by a new pedagogical praxis, outlined on the perspective of citizenship and autonomy of children. The methodology of the object of study is a qualitative approach founded on the field research and literature, with a focus on legal grounds and authors Gasparin (2007), Pimenta (2013), Junckes (2013), Oliveira (2004), Alarcão (1996) Áries (1981), among others. The instruments for data collection used in the case study were participant observation, questionnaire and interview. The empirical observations that lacks research aimed to analyze and understand the goal of Integral Education, as well as identify, verify and analyze the subsidies granted by the teacher in the learning process so that students can acquire autonomy, critical consciousness, and understand their citizen of paper, so they can take and participate actively in society. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|