Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Müller, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Paula Batista Pina dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Paula Batista Pina dos. Avaliação e Educação Infantil: um mapeamento nos artigos científicos (1996-2015). 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso decorre da pesquisa “Análise de conteúdo dos artigos científicos sobre a avaliação na educação infantil (1996-2015)” desenvolvida entre os anos de 2015 e 2016, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. O presente trabalho também interage com outras pesquisas desenvolvidas no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância - GIPI, do qual faço parte. Tem como objetivo analisar artigos científicos identificados nas plataformas SciELO e CAPES sobre a avaliação na Educação Infantil. O método utilizado para a pesquisa foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), tendo como recorte temporal o período de 1996 até 2015. Os dados foram classificados em quatro categorias de análise, que sugerem uma produção acadêmica sobre a avaliação e Educação Infantil ainda escassa, todavia em ascensão, com predominância de produção na área de Educação. Outro ponto tratado no estudo refere-se aos múltiplos focos dados à temática Avaliação e Educação Infantil. Por fim, concluímos que essa temática requer uma ampla discussão a fim de construir uma compreensão mais ampliada dos sujeitos que por ela são influenciados (educadores, crianças, pais e gestores). Destacamos ainda que avaliação e Educação Infantil precisa ser compreendida como um meio e não como um fim da ação pedagógica e, para isso, é necessário o investimento na formação continuada dos docentes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periódicos científicos | pt_BR |
dc.title | Avaliação e Educação Infantil : um mapeamento nos artigos científicos (1996-2015) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-18T17:40:19Z | - |
dc.date.available | 2018-01-18T17:40:19Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19073 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This task is the result of the research “Content analysis of academic papers on early childhood education assessment (1996-2015)” developed between the years of 2015 and 2016 for the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, funded by the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. The current paper also interacts with others researches developed by the Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância - GIPI, which I belong to. It aims to analyze scientific articles on evaluation in early childhood education identified on SciELO and CAPES platforms. The method used for this research was Content Analysis (Bardin, 2011), with the time frame from 1996 to 2015. The data were classified into four categories of analysis, which indicates a yet scarce scholarship studies on evaluation and on Early Childhood Education, but rising, especially productions in the field of education. Another point addressed at this study refers to the multiple focus given on the thematic of Assessment and Early Childhood Education. Finally, we conclude that this issue requires a broad discussion so that we can build a wider understanding of those influenced by it (educators, children, parents, and administrators). We also emphasize that assessment and Early Childhood Education must be understood as a mean and not as an end of the pedagogical action, and consequently, it is necessary to invest in continuing teachers’ training. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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