Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BiancaMidoryKawashima_tcc.pdf965,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorKawashima, Bianca Midory Germínio-
dc.identifier.citationKAWASHIMA, Bianca Midory Germínio. Inclusão de alunos com autismo: desafios de estar e ser na escola. 2016. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho teve por objetivo investigar como os alunos com autismo vivemseu processo de inclusão em uma escola inclusiva localizada no Distrito Federal. Para isso, foi realizada uma reflexão teórica que se embasa em alguns conceitos norteadores alicerçados em teóricos comoMendes (2010), Orrú (2012), Cavalcante e Rocha (2001), Grandin e Panek (2016), Jerusalinsky (2012) que tratam sobre a educação inclusiva, o conceito de autismo, o autismo à luz da psicanálise e as abordagens comportamentais. A pesquisa desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, entrevistas semiestruturadas, observação participante e a construção dodiário de campo. Esta pesquisa tem a intenção de conhecer o ambiente escolar e acompanhar a prática pedagógica com alunos com autismo, sua inserção e, assim, analisar como a ocorre a inclusão escolar.Considera-se, a partir dessa pesquisa, que o aluno com autismo sente-se pertencente em seu ambiente escolar, independente da abordagem teórica, se acolhido, reconhecido pelos sujeitos responsáveis por seu desenvolvimento e aprendizagem na escola e se tiver ao seu alcance todas as possibilidades de inter-relação com os objetos de conhecimento, interação com os outros, acesso e condições de permanência na escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.titleInclusão de alunos com autismo : desafios de estar e ser na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-18T17:30:48Z-
dc.date.available2018-01-18T17:30:48Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19069-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this paper is to investigate how it occurs the process of inclusion in a school at the Brazilian Federal District. A theoriticalreflexion was one based on standard concepts from Mendes (2010), Orrú (2012), Cavalcante and Rocha (2001), Grandin and Panek (2016), Jerusalinsky (2012) who point out about inclusive education, the concept of autism, autism from the view of psychoanalysis and the behavioral approaches. The research was developed from qualitative approach, semi-structured interview, participant observation, and the creation of a field journal. The research’s intention is to know the schollar environment and observe the pedagogical practice with autist students and their insertion in it, so that it is possible to analyze how the schollar inclusion occurs. In spite of the theoretical approach used, once the student is well received and recognized by the people responsible for his/her development and learning process so that the student can reach all the possibilities of interrelation with the knowledge objects, interaction with people, access and condition to continue at the school.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons