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Título: Avaliação da resistência à compressão de argamassas com uso de cimento LC3 com diferentes proporções de fíler calcário e argila calcinada
Autor(es): Rocchi, Ananda de Cássia do Nascimento Laurent
Oliveira, Juliana Martins de
Assunto: Cimento
Argamassa
Construção civil
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: ROCCHI, Ananda de Cássia do Nascimento Laurent; OLIVEIRA, Juliana Martins de. Avaliação da resistência à compressão de argamassas com uso de cimento LC3 com diferentes proporções de fíler calcário e argila calcinada. 2017. x, 80 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O aumento da demanda de cimento cresce no mundo todo e no Brasil, país emergente, não é diferente. A produção de cimento é responsável pela maior parcela de emissões de 𝐶𝑂2 relacionadas ao concreto. Em busca da redução da quantidade de carbono produzida, há estudos recentes no sentido de utilizar adições minerais ao cimento para reduzir a quantidade de clínquer necessária para sua fabricação, como as adições de argila calcinada e fíler calcário. Tendo como motivação a redução da poluição atmosférica, este trabalho objetiva avaliar os parâmetros de resistência à compressão de quatro tipos de traços diferentes de uma argamassa feita com cimento LC³, mistura ternária de clínquer, argila calcinada e fíler calcário. Após caracterizar as adições minerais e obedecendo a proporção de 55% de cimento Portland CP I e 45% de substituição, foram estudados quatro traços, variando em cada um deles a proporção das adições, além do traço de referência feito 100% com CP I. Com os ensaios de resistência à compressão da NBR 7215 (1996), os resultados das substituições de 2:1 e 3:1 (argila calcinada: fíler calcário) mostram-se totalmente satisfatórios, alcançando cerca de 92% e 98%, respectivamente, da resistência à compressão da argamassa de referência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
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