Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MaqcilenedaSilvaLeite.pdf291,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação ambiental e a formação para a cidadania
Autor(es): Leite, Maqcilene da Silva
Orientador(es): Carneiro, Lívio Dantas
Assunto: Educação ambiental
Cidadania
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 30-Ago-2011
Referência: LEITE, Maqcilene da Silva. A educação ambiental e a formação para a cidadania. 2011. 32 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Questões ambientais afligem todo planeta. Toda a sociedade é convidada a debater o assunto. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho é buscar subsídios para uma educação ambiental pautada na formação da cidadania. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica acerca do tema, formando um embasamento para o desenvolvimento de uma nova prática pedagógica. A educação ambiental escolar deve enfatizar o estudo do meio ambiente onde vive o aluno, procurando levantar os problemas da comunidade, as contribuições da ciência, os conhecimentos necessários e as possibilidades para a solução deles. É necessário que a política educacional seja repensada no sentido de construir um processo construindo competências e valores de desenvolvimento sustentável como proposta de gestão e educação ambiental. O homem tem revisto sua relação com o meio ambiente; dessa forma, a Educação Ambiental se apresenta como prática pedagógica engajada com a realidade, a partir do envolvimento dos agentes educacionais em prol de uma formação contextualizada, buscando a formação de agentes críticos capazes de interagir na sociedade pela conscientização em relação à natureza, garantindo o exercício pleno da cidadania. Uma educação ambiental escolar deve se constituir por meio de um conjunto de ações para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, garantindo a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, de forma que os mesmos se tornem sujeitos na transformação da própria realidade, na relação entre a sociedade e o meio ambiente, no sentido da construção de uma cidadania plena em relação especialmente com a questão ambiental.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Curso de Licenciatura em Biologia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1906
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons