Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Lívio Dantas | - |
dc.contributor.author | Leite, Maqcilene da Silva | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Maqcilene da Silva. A educação ambiental e a formação para a cidadania. 2011. 32 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Curso de Licenciatura em Biologia, 2011. | en |
dc.description.abstract | Questões ambientais afligem todo planeta. Toda a sociedade é convidada a debater o assunto. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho é buscar subsídios para uma educação ambiental pautada na formação da cidadania. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica acerca do tema, formando um embasamento para o desenvolvimento de uma nova prática pedagógica. A educação ambiental escolar deve enfatizar o estudo do meio ambiente onde vive o aluno, procurando levantar os problemas da comunidade, as contribuições da ciência, os conhecimentos necessários e as possibilidades para a solução deles. É necessário que a política educacional seja repensada no sentido de construir um processo construindo competências e valores de desenvolvimento sustentável como proposta de gestão e educação ambiental. O homem tem revisto sua relação com o meio ambiente; dessa forma, a Educação Ambiental se apresenta como prática pedagógica engajada com a realidade, a partir do envolvimento dos agentes educacionais em prol de uma formação contextualizada, buscando a formação de agentes críticos capazes de interagir na sociedade pela conscientização em relação à natureza, garantindo o exercício pleno da cidadania. Uma educação ambiental escolar deve se constituir por meio de um conjunto de ações para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, garantindo a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, de forma que os mesmos se tornem sujeitos na transformação da própria realidade, na relação entre a sociedade e o meio ambiente, no sentido da construção de uma cidadania plena em relação especialmente com a questão ambiental. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | en |
dc.subject.keyword | Cidadania | en |
dc.title | A educação ambiental e a formação para a cidadania | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2011-08-30T16:18:20Z | - |
dc.date.available | 2011-08-30T16:18:20Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-30T16:18:20Z | - |
dc.date.submitted | 2011-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1906 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1906 | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|