Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, José Vieira de | - |
dc.contributor.author | Gavino, Larissa Gomes Cordeiro | - |
dc.identifier.citation | GAVINO, Larissa Gomes Cordeiro. Efeitos da autoavaliação em universidades federais da região sul na perspectiva do Sinaes. 2017. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a autoavaliação institucional, componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, regulamentado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. A autoavaliação é um processo contínuo, em que as IES buscam o autoconhecimento, no intuito de aperfeiçoar suas atividades acadêmicas e objetivando melhorar suas qualidades educativas, alcançando relevância no ambiente social. Dessa forma, surge com o Sinaes a necessidade de uma política avaliativa que aspire a regulação da educação superior e a qualidade do ensino. O presente estudo tem como objetivo analisar os relatórios de autoavaliação institucional desenvolvidos pela Comissão Própria de Avaliação – CPA de três universidades públicas federais da região sul do Brasil no ano de 2016, tendo como referência as dimensões definidas pelo modelo proposto do Sinaes. A proposta desse estudo é desenvolver uma pesquisa sob a perspectiva da abordagem qualitativa, por meio da consulta bibliográfica com base em documentos oficiais e da leitura de autores conceituados na aérea de avaliação institucional, e da análise documental, utilizando os relatórios de autoavaliação. As análises dos dados revelam que não há um padrão na coleta dos mesmos para a confecção dos relatórios e nem da própria estrutura desses, abrindo uma brecha para que possa ocorrer uma superficialidade na divulgação dos dados, dificultando a análise e o uso dos dados na continuação do processo avaliativo e na incorporação da cultura avaliativa dentro das instituições de educação superior. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - auto-avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.title | Efeitos da autoavaliação em universidades federais da região sul na perspectiva do Sinaes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T20:28:42Z | - |
dc.date.available | 2018-01-17T20:28:42Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19059 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Undergraduate Thesis has as its central theme the institutional self-assessment, which is part of the National System for the Evaluation of Higher Education - Sinaes, regulated by Law 10.861 of April 14, 2004. Self-assessment is a continuous process, in which IES seeks self-knowledge in order to improve their academic activities and with the goal of improving their educational qualities and thus achieving relevance within society. This way, arises with Sinaes, the need for an evaluation policy, that seeks beyond the regulation of higher education and the quality of teaching. The present study purpose to analyze the institutional self-assessment reports developed by the Evaluation Committee - CPA of three federal public universities in the south region of Brazil in the year of 2016, with reference to the admeasurement defined by the proposed Sinaes model. The purpose of this study is to develop a qualitative approach through bibliographic consultation based on official documents and the reading of authoritative authors in the field of institutional evaluation, as well as documentary analysis using the self-assessment reports. Data analysis reveals that there is neither a standard in the collection of data for the preparation of the reports nor the very structure of these reports, opening a loophole so that there may be a superficiality in the disclosure of the data. Thus hindering the analysis and use of data in the continuation of the evaluation process and in the incorporation of the evaluation culture within higher education institutions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|