Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | - |
dc.contributor.author | Ramos, Danielle de Cássia Afonso | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Danielle de Cássia Afonso. Revista de Instrução e Educação: um olhar sobre a instrução pública e a educação no Maranhão do século XIX. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem por objeto de estudo uma revista pedagógica no Maranhão do século XIX. O problema constitui-se em investigar quais eram as concepções de instrução e educação veiculadas nas páginas da Revista de Instrução e Educação publicada entre 1877 e 1878. O objetivo geral é identificar as concepções de educação e instrução veiculadas no impresso em questão, entre os meses de agosto a outubro de 1877. E mais especificamente, pretende-se entender o lugar dessa revista no quadro da história e da historiografia sobre a imprensa pedagógica no Império e na Província do Maranhão; compreender a estrutura organizativa da escolarização maranhense durante o Império enquanto contexto de surgimento da revista; e, por fim, examinar as estratégias discursivas e os conteúdos relativos à educação e a instrução veiculados nas páginas do periódico. Adotou-se a análise metodológica de impressos proposta por Zicman (1985), divida em quatro eixos: aspectos formais e materiais, aspectos históricos, aspectos econômicos e aspectos da clientela do jornal. Ao analisar as estratégias discursivas e os conteúdos sobre educação e instrução, verificou-se a função moral, civilizatória e pedagógica, direcionada, principalmente, à educação popular de adultos trabalhadores. No que tange as concepções de instrução a revista discutiu sobre a profissão docente e o papel desempenhado pelo professor; sobre conteúdos vinculados à obrigatoriedade escolar; sobre a iniciativa privada e associativismo. Em relação às concepções de educação, estas estavam fortemente associadas à moral e família, revelando uma marca acentuada da religião católica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.title | Revista de Instrução e Educação : um olhar sobre a instrução pública e a educação no Maranhão do século XIX | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T20:21:35Z | - |
dc.date.available | 2018-01-17T20:21:35Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19056 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|