Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielledeCassiaAfonsoRamos.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
dc.contributor.authorRamos, Danielle de Cássia Afonso-
dc.identifier.citationRAMOS, Danielle de Cássia Afonso. Revista de Instrução e Educação: um olhar sobre a instrução pública e a educação no Maranhão do século XIX. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objeto de estudo uma revista pedagógica no Maranhão do século XIX. O problema constitui-se em investigar quais eram as concepções de instrução e educação veiculadas nas páginas da Revista de Instrução e Educação publicada entre 1877 e 1878. O objetivo geral é identificar as concepções de educação e instrução veiculadas no impresso em questão, entre os meses de agosto a outubro de 1877. E mais especificamente, pretende-se entender o lugar dessa revista no quadro da história e da historiografia sobre a imprensa pedagógica no Império e na Província do Maranhão; compreender a estrutura organizativa da escolarização maranhense durante o Império enquanto contexto de surgimento da revista; e, por fim, examinar as estratégias discursivas e os conteúdos relativos à educação e a instrução veiculados nas páginas do periódico. Adotou-se a análise metodológica de impressos proposta por Zicman (1985), divida em quatro eixos: aspectos formais e materiais, aspectos históricos, aspectos econômicos e aspectos da clientela do jornal. Ao analisar as estratégias discursivas e os conteúdos sobre educação e instrução, verificou-se a função moral, civilizatória e pedagógica, direcionada, principalmente, à educação popular de adultos trabalhadores. No que tange as concepções de instrução a revista discutiu sobre a profissão docente e o papel desempenhado pelo professor; sobre conteúdos vinculados à obrigatoriedade escolar; sobre a iniciativa privada e associativismo. Em relação às concepções de educação, estas estavam fortemente associadas à moral e família, revelando uma marca acentuada da religião católica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - históriapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleRevista de Instrução e Educação : um olhar sobre a instrução pública e a educação no Maranhão do século XIXpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T20:21:35Z-
dc.date.available2018-01-17T20:21:35Z-
dc.date.submitted2017-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19056-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons