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Título: A organização dos espaços e tempos de aprendizagens : um estudo sobre o planejamento da rotina na pré-escola
Autor(es): Vasconcelos, Michelle de Morais
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Educação de crianças
Pré-escola
Planejamento educacional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: VASCONCELOS, Michelle de Morais. A organização dos espaços e tempos de aprendizagens: um estudo sobre o planejamento da rotina na pré-escola. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo geral deste Trabalho de conclusão do curso foi refletir a respeito do Planejamento da rotina na Pré-escola com base nas concepções e práticas de professores de uma Escola pública do Distrito Federal - DF. Os objetivos específicos eram: articular uma discussão que considere os conceitos de Educação Infantil, Planejamento e Rotina para fundamentar teoricamente a análise dos dados coletados na pesquisa; identificar nos documentos curriculares oficiais o tratamento dado ao planejamento e a rotina na Educação Infantil; analisar o discurso de professores de uma Escola do DF, que atua com crianças da pré-escola, sobre o planejamento da rotina na Educação Infantil. Ainvestigação teve uma abordagem qualitativa, e a Entrevista foi a técnica principal para coleta de dados, realizada com 4 professoras de uma escola pública do Distrito Federal. Mas também utilizou-se a observação como contributo para a compreensão do objeto estudado. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Oliveira (2007), Veiga (2008), Barbosa (2006), Barbosa e Horn (2001) e Madalena Freire (1998). O resultado da investigação demonstra que as concepções das professoras entrevistadas se alinham a um discurso de valorização do planejamento na Educação Infantil e entendem a rotina como necessária para que as crianças sintam-se seguras por conhecer o que acontecerá no dia. Entretanto, verificou-se poucas iniciativas de elaboração de projetos que atendam as necessidades específicas das turmas, de forma geral os projetos foram elaborados para toda a escola, e são projetos tradicionais que se repetem no decorrer dos anos. Em relação a outras modalidades de planejamento, como as sequências didáticas e as atividades independentes, verificou-se que apesar de não serem mencionadas nos discursos, mas na prática pedagógica observada as mesmas existiam, no entanto, só vinculadas a datas comemorativas na escola.
Abstract: The general objective of this Course Completion Work was to reflect on the Planning of routine in the Preschool based on the conceptions and practices of teachers of a Public School of the Federal District - DF. The specific objectives were: to articulate a discussion that considers the concepts of Infant Education, Planning and Routine to theoretically base the analysis of the data collected in the research; identify in the official curricular documents the treatment given to planning and routine in Early Childhood Education; to analyze the discourse of teachers of a School of the DF, that works with pre-school children, about routine planning in Early Childhood Education. The research had a qualitative approach, and Interview was the main technique for data collection, carried out with 4 teachers from a public school in the Federal District. But observation was also used as a contribution to the understanding of the object studied. In order to base the research theoretically, some theorists were used, among them: Oliveira (2007), Veiga (2008), Barbosa (2006), Barbosa and Horn (2001) and Madalena Freire (1998). The research results show that the conceptions of the teachers interviewed are aligned with a discourse of valuing planning in Early Childhood Education and understand the routine as necessary for children to feel secure in knowing what will happen in the day. However, there have been few initiatives to develop projects that meet the specific needs of the classes, in general the projects have been designed for the whole school, and are traditional projects that are repeated over the years. In relation to other planning modalities, such as didactic sequences and independent activities, it was found that although they were not mentioned in the speeches, but in the pedagogical practice observed, they existed, however, only related to commemorative dates in the school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19055
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