Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19051
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JosianePrisciladeOliveiraCabralLapa.pdf736,35 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorLapa, Josiane Priscilla de Oliveira Cabral-
dc.identifier.citationLAPA, Josiane Priscilla de Oliveira Cabral. Práticas pedagógicas inovadoras para a superação das dificuldades de aprendizagem. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractUm grande problema das escolas no Brasil é o fato de trazerem consigo o estigma do fracasso e o abandono escolar provocado dentre muitos aspectos por práticas pedagógicas que colocam o aluno à margem dos processos educacionais. Muitas vezes os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem acabam recebendo um rótulo, logo nos primeiros anos de escolarização e o levam até o ponto de desistir da escola. O objetivo desta pesquisa é compreender como práticas pedagógicas inovadoras podem auxiliar na superação das dificuldades de aprendizagem, tendo como foco práticas pedagógicas do professor e os alunos como sujeitos atores no seu processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada a partir do estudo de caso das práticas pedagógicas de uma professora do 1º ano do ensino fundamental utilizando como instrumento de pesquisa a observação participante que resultou na escrita de um diário de campo, bem como em uma entrevista focalizada com a professora. Conclui-se que as práticas pedagógicas inovadoras devem fazer parte do cotidiano escolar, uma vez que essas práticas buscam a melhoria da qualidade de ensino, bem como a valorização do aluno e o colocam como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInovações educacionaispt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas inovadoras para a superação das dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T20:08:01Z-
dc.date.available2018-01-17T20:08:01Z-
dc.date.submitted2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19051-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons