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https://bdm.unb.br/handle/10483/19050
Título: | Jogos no ensino fundamental : um recurso pedagógico |
Autor(es): | Cipriano, Cláudia Correia |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Assunto: | Crianças - desenvolvimento Atividades lúdicas Educação Processo de ensino-aprendizagem Ludicidade |
Data de apresentação: | 4-Dez-2017 |
Data de publicação: | 17-Jan-2018 |
Referência: | CIPRIANO, Cláudia Correia. Jogos no ensino fundamental: um recurso pedagógico. 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo a reflexão sobre a importância do jogo no desenvolvimento da criança e a sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Para se compreender melhor o estudo, apresentou-se a evolução histórica do jogo ao longo dos tempos, bem como foi falado sobre a ludicidade no processo formativo, além de apresentadas algumas teorias sobre o jogo, principalmente a de Vigotski (1979) e como a criança atua nesse contexto lúdico. Para compor este trabalho, observou-se uma sala de aula de primeiro ano (crianças em fase de alfabetização), em uma escola pública de Brasília, e averiguou-se como foi o desenrolar das atividades, o planejamento pedagógico, a aplicação de jogos para desenvolver temas e promover a aprendizagem. Aplicaram-se alguns jogos para observar a turma, os quais foram desenvolvidos conforme as necessidades das crianças, e entrevistou-se, ainda, a professora da turma. Para elaborar uma abordagem para avaliação de jogos educacionais, pesquisaram-se algumas metodologias que atestaram que os jogos, no processo de ensino e aprendizagem, são ferramentas capazes de auxiliar no processo educativo, desde que sejam planejados e trabalhados de uma forma crítica e que possibilite a aprendizagem de uma maneira significativa para o aluno. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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