Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MaraCarolinadoNascimentoAndrade.pdf478,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorAndrade, Mara Carolina do Nascimento-
dc.identifier.citationANDRADE, Mara Carolina do Nascimento. A brincadeira protagonizada da criança pequena na Educação Infantil. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade de Educação tem como objetivo descrever e analisar as brincadeiras protagonizadas das crianças pequenas, faixa etária de cinco a seis, da turma de Jardim II de uma escola particular do Distrito Federal em atividades livre e dirigidas. Partimos da concepção de brincadeira contida no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal e da teoria de Vigotski e Elkonin sobre os papéis sociais no faz de conta. Considerando a abordagem qualitativa de investigação e um estudo de caso e pesquisa-ação da importância da brincadeira protagonizada elaboramos três sessões: ‘pique-pega com personagens’, para observar as condutas das crianças na brincadeira protagonizada com personagens definidos; a segunda, ‘vamos viajar’, para descrever a brincadeira protagonizada das crianças em situações pré-determinadas e, por último, elaboramos a sessão ‘como seu eu fosse um adulto’ para analisar a brincadeira protagonizada das crianças a partir dos objetos de adultos. Nas sessões descritas, as crianças realizaram brincadeiras protagonizadas em que puderam desempenhar papéis sociais e profissionais dos adultos refletindo experiências vividas anteriormente. As brincadeiras direcionadas produziram pouco desempenho infantil com personagens de animais. Concluímos que é importante que as crianças tenham brincadeiras livres para reproduzirem os conhecimentos que já tenham sobre o mundo em que vivem e, sobretudo, no coletivo, que para brincarem juntas, precisaram aprender a negociar papéis e condutas entre si.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.titleA brincadeira protagonizada da criança pequena na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T20:02:51Z-
dc.date.available2018-01-17T20:02:51Z-
dc.date.submitted2017-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19049-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons