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Título: O letramento como construção da alfabetização nos anos finais da Educação Infantil
Autor(es): Sousa, Thais Quirino Pereira de
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Crianças
Educação de crianças
Alfabetização
Letramento
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: SOUSA, Thais Quirino Pereira de. O letramento como construção da alfabetização nos anos finais da Educação Infantil. 2017. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O processo de aquisição da linguagem oral e escrita é visto na Educação Infantil como a forma da criança se expressar na sociedade. Através das práticas de letramento, as crianças passam a ter acesso a esse processo cada vez mais cedo, antes mesmo de entrarem nas instituições educativas, por isso, as escolas de Educação Infantil podem dar continuidade a esse processo. Diante dessa situação, esta pesquisa visa analisar como acontece o processo de letramento das crianças de cinco e seis anos na educação infantil. Para isso foram realizadas observações de oito crianças que estão inseridas em uma turma de educação infantil, por isso, constitui-se em uma pesquisa de caráter qualitativo. Com base no referencial teórico desenvolvido, foi possível conceituar infância, conhecer acerca do que os documentos pensam acerca do processo de aquisição de linguagem escrita e oral na primeira etapa da educação básica, assim como compreender o que é alfabetização, letramento, seus métodos, o estudo da psicogênese e o papel do professor alfabetizador. Os resultados obtidos permitiram concluir que as práticas de letramento estão presentes na escola observada e que fazem relação direta com a prática de alfabetização e o avanço da escrita com base na teoria psicogenética.
Abstract: The process of acquisition of the oral and written language is seen, in the child education, as a way of the child to expresses himself in society. Through the practices of the literacy, children get access to this process each time at an earlier age, even before starting in the educational institution, therefore, kindergarden schools are able to continue this process. In light of this situation, this research aims to analyze how the process of literacy happens in children from five to six years old, throughout early childhood education. Thus, observations were made in eight children, all of them inserted in a kindergarden class, under this circumstances it’s a research with qualitative aspects. Based on the developed theoretical framework, it was possible to conceptualize childhood, to know about what the documents report regarding the process of acquisition of the written and oral language during the first stage of education, as well as to understand what is literacy, its methods, the study of psychogenesis and the role of the literacy teacher. The obtained results allowed to conclude that literacy practices are present in the observed school, also that they directly relate to the practice of literacy and writing improvement with respect to psychogenesis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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