Título: | O curso de Pedagogia a Distância na UnB : um projeto político pedagógico (PPP) inovador? |
Outros títulos: | The Distance Pedagogy course at the University of Brasília : an innovative educational policy project (PPP)? |
Autor(es): | Bedatt, Arlete Rozemeri Javanovich |
Orientador(es): | Moraes, Raquel de Almeida |
Assunto: | Pedagogia Educação à distância Projeto político-pedagógico Inovação Emancipação Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia |
Data de apresentação: | 5-Jul-2017 |
Data de publicação: | 17-Jan-2018 |
Referência: | BEDATT, Arlete Rozemeri Javanovich. O curso de Pedagogia a Distância na UnB: um projeto político pedagógico (PPP) inovador? 2017. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A presente monografia relata nossa pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida entre 2016-2017, que teve por objetivo verificar a existência da inovação dos cursos de Pedagogia a Distância da Região Centro-Oeste, a partir do projeto político-pedagógico. Pela abrangência das Instituições de Ensino Superior nessa região, fez-se o recorte pelo curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Brasília. Para o embasamento teórico se utilizou Veiga na categoria de inovação a qual implica dois tipos; a inovação reguladora e a inovação emancipadora. Outra categoria utilizada foi a das tendências pedagógicas na concepção de Saviani combinada com Ghiraldelli Jr. A metodologia de pesquisa foi documental, bibliográfica e por questionário na ferramenta Google.docs. Nos resultados a pesquisa levantou a hipótese de que há sinais do tripé ensino-pesquisa-extensão; as tendências dominantes são a pedagogia libertária e a educação tradicional. Na inovação, aparecem controvérsias entre o caráter inovador e os processos pedagógicos. Nas expectativas sobre o curso, foi percebido indícios de fragilidade no caráter emancipatório. Quanto à construção do projeto pedagógico do curso, para sua natureza ser de inovação e emancipadora, o aluno como parte integrante da comunidade universitária precisa participar do processo de avaliação. |
Abstract: | The present monograph reports our research of Scientific Initiation developed between 2016 and 2017, that had the aim to verify the existence of the innovation of the courses of Pedagogy to the Distance of the Center-West Region, from the political-pedagogical project. By the comprehensiveness of Higher Education Institutions in the region, was made the cut by the course of Distance Pedagogy of the University of Brasilia. For the theoretical foundation was used Veiga innovation category which t involves two types; regulatory innovation and emancipatory innovation. Another category used was the pedagogical trends in Saviani's conception combined with Ghiraldelli Jr. The research methodology was documentary, bibliographically and by questionnaire in the Google.docs tool. In the results the research raised the hypothesis that there are signs of the teaching-research-extension tripod; the dominant trends are libertarian pedagogy and traditional education. In innovation, controversies arise between the innovative character and the pedagogical processes. In the expectations about the course, signs of fragility in the emancipatory character were perceived. As to the construction of the pedagogical project of the course, to be innovative and emancipatory in nature, the student as an integral part of the university community must participate in the evaluation process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|