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Título: A política de ações afirmativas e sistema de cotas na UnB : sua influência na formação dos cursistas de Pedagogia
Autor(es): Souza, Júnia Luz de
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ações afirmativas
Racismo
Inclusão social
Políticas públicas
Pedagogia
Cotas raciais - universidades
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: SOUZA, Júnia Luz de. A política de ações afirmativas e sistema de cotas na UnB: sua influência na formação dos cursistas de Pedagogia. 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O tema/problema deste estudo pauta-se em investigar o percurso formativo dos estudantes contemplados pela Política de Ações Afirmativas e sistema de cotas da Universidade de Brasília. O interesse surgiu em estudar o engajamento dos cursistas de Pedagogia, bem como avaliar, desde o lançamento desta política, as contribuições e possibilidades para a inserção social dos envolvidos. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar as contribuições da Política de Ações Afirmativas e sistema de cotas para a formação do pedagogo na UnB. A metodologia empregada pautou-se no estudo bibliográfico dos fundamentos teóricos da política de Ações Afirmativas, bem como aplicado questionário aos alunos contemplados na Faculdade de Educação da UnB com as ações afirmativas. Os resultados apresentam que as Ações afirmativas são políticas focais que alocam recursos em beneficio de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no presente. Trata-se, também, de medidas que tem como objetivo combater discriminações étnicas e raciais, religiosas, de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo politico, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural. Destas questões acerca das ações afirmativas, neste trabalho, focaremos os aspectos voltados exclusivamente para uma tipologia específica de ações afirmativas, a saber, as cotas raciais ou étnicas - seu entendimento, de cunho teórico, e aplicação prática no seio da Universidade de Brasília. As conclusões apresentam que o curso de Pedagogia, desde 2004, tem absorvido um número significativo de cotistas, seja pelo vestibular, pelo Sisu ou pelo PAS. Constata-se que o índice de desistência é pequeno em relação ao volume de estudantes que permanecem no curso. Sabe-se, também, que as mulheres são em maior número na entrada e permanência no curso. Esperamos que este trabalho possibilite vislumbrar novas perspectivas de inserção social e acadêmica dos pesquisados no sentido de oportunizar-lhes a autonomia, o exercício da cidadania e a emancipação.
Abstract: The theme / problem of this study is to investigate the formative course of the students contemplated by the Policy of Affirmative Actions and quota system of the University of Brasilia. The interest arose in studying the engagement of the Pedagogy students, as well as evaluating, since the launch of this policy, the contributions and possibilities for the social insertion of those involved. The research has as general objective to analyze the contributions of the Affirmative Action Policy and quota system for the education of the pedagogue in UnB. The methodology used was based on the bibliographic study of the theoretical foundations of the policy of Affirmative Actions. For this, the Discourse Analysis was used as a research technique. The results show that Affirmative Actions are focal policies that allocate resources to the benefit of people belonging to groups that are discriminated against and victimized by socioeconomic exclusion in the past or present. These measures are aimed at combating ethnic, racial, religious, gender, or caste discrimination, increasing the participation of minorities in the political process, access to education, health, employment, material goods, social protection networks and / or cultural recognition. From these questions all about affirmative actions, in this work, we will focus exclusively on a specific typology of affirmative actions, namely racial or ethnic dimensions - their understanding, theoretical and practical application within the University of Brasilia. The provisional conclusions show that the Pedagogy course, since 2004 has absorbed a significant number of quotaters, either by the vestibular, Sisu or PAS. It is observed that the dropout rate is small in relation to the number of students who remain in the course. It is also known that women are in greater numbers at entry and stay in the course. We hope that this work makes it possible to envisage new perspectives of the social and academic insertion of the respondents in the sense of giving them autonomy, the exercise of citizenship and emancipation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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