Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JaquelineSampaiodeOliveira.pdf975,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Olgamir Francisco de-
dc.contributor.authorOliveira, Jaqueline Sampaio de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jaqueline Sampaio de. Orientação vocacional nos anos iniciais do ensino fundamental com ênfase nos valores da cidadania e do trabalho. 2016. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da presente monografia é analisar como a orientação vocacional pode contribuir com o desenvolvimento dos valores da cidadania e do trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase nos valores da cidadania e do trabalho. Parte-se do pressuposto que as crianças que têm acesso a tais valores desde o início da escolarização, no futuro serão adultos, mais conscientes e éticos, tanto em relação à própria vida, quanto em relação aos aspectos específicos dela, como no que se referem à valorização social das profissões, preconceitos, estereótipos, dentre outros. A metodologia utilizada neste estudo é de base qualitativa, vez que considera a vivência do pesquisador e seu olhar para os fatos, a experiência e noção dos sujeitos da pesquisa. O estudo foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira se refere à observação, realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental, de como as práticas pedagógicas em sala de aula reproduzem os valores do trabalho e a segunda, traz a realização de um trabalho específico de desenvolvimento de valores, com os alunos da referida turma. O instrumento utilizado nessa abordagem foi à análise documental do relatório referente às observações, além de outras metodologias específicas para a realização do trabalho especificadas no capítulo metodológico. O presente estudo permitiu verificar o quanto a implementação da orientação vocacional nos anos iniciais do ensino fundamental é importante na aprendizagem dos valores e a vivência da cidadania, porém, para que isto ocorra, é necessário repensar o modelo de Educação atual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordOrientação vocacionalpt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.subject.keywordValores do trabalhopt_BR
dc.titleOrientação vocacional nos anos iniciais do ensino fundamental com ênfase nos valores da cidadania e do trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-16T11:30:13Z-
dc.date.available2018-01-16T11:30:13Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19026-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this monograph is to analyze how vocational guidance can contribute to the development of values of citizenship and work in the initial years of elementary education, with emphasis on the values of citizenship and work. It is assumed that children who have access to such values from the outset of schooling in the future will be adults, more conscious and ethical, both in relation to one's own life and in relation to specific aspects of it, as they relate To the social valorization of professions, prejudices, stereotypes, among others. The methodology used in this qualitative study, since it considers the experimenter's experience and his / her look at the facts, experience and notion of the research subjects. The study was divided into two stages. The first one refers to the observation, carried out in a first grade class of elementary school, of how the pedagogical practices in the classroom reproduce the values of work and the second, A specific work of values development, with the students of said class. The instrument used in this approach was the documentary analysis of the report referring to the observations, as well as other specific methodologies for carrying out the work, specified in the methodological chapter. The present study made it possible to verify how much the implementation of vocational guidance in the initial years of elementary education is important in the learning of values and the experience of citizenship, but for this to happen, it is necessary to rethink the current Education model.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons