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2017_BrunadeOliveiraPassos.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorPassos, Bruna de Oliveira-
dc.identifier.citationPASSOS, Bruna de Oliveira. Pedagogia histórico-crítica mediada pela tecnologia. 2017. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO avanço tecnológico proporcionou à sociedade da informação e comunicação conquistar sua hegemonia exigindo dos indivíduos novas maneiras de agir e viver. Nesse contexto, temos a popularização dos dispositivos tecnológicos nas diversas áreas do conhecimento, o que nos impulsiona a refletir sobre o papel desses dispositivos na escola. Os alunos demostram familiaridade com a tecnologia não só ao utilizar aparelhos e aplicativos, mas ao conversarem entre seus pares sobre como melhor utilizá-los em seu dia-a-dia. Ao mesmo tempo, percebemos que nos planos de ensino, de aula e na prática pedagógica o que se tem priorizado são estratégias de ensino e aprendizagem pouco interativas, como leitura de livros e atividades em folhas. Assim, surge a necessidade de repensar os meios atuais de ensino, o papel da escola e o trabalho do professor ao utilizar a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho busca analisar o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em uma escola de ensino fundamental, localizada no Distrito Federal, com base em uma proposta fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica. A investigação tem uma abordagem qualitativa, e caracteriza-se como pesquisa-ação. Na metodologia da pesquisa utilizou-se a observação enquanto técnica e o caderno de campo como instrumento de pesquisa. A observação aconteceu no primeiro semestre de 2016 em uma turma de crianças de 9 a 10 anos, no 4 ano do Ensino Fundamental, a fim de elaborar e executar um plano de ação em parceria com os alunos. O plano tinha como base a utilização da tecnologia e a incorporação dos cinco passos da pedagogia histórico-crítica para ensinar um conteúdo que tivesse relação com a prática social dos alunos. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Libâneo (2000), Saviani (2009), Gasparin (2012), Moran (2013), Mizukami (1986), Pimenta (1996), entre outros. O resultado da investigação afirma a importância da utilização de tecnologias e uma abordagem crítica e emancipatória nos processos de ensino e aprendizagem. A Pedagogia Histórico-Crítica articulada à pesquisa-ação colaborativa mostraram-se possibilidades de reflexão sobre a prática com vistas a mudanças construtivas não só nas práticas pedagógicas, mas também nas práticas sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titlePedagogia histórico-crítica mediada pela tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-16T11:27:11Z-
dc.date.available2018-01-16T11:27:11Z-
dc.date.submitted2017-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19025-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The technological advance has allowed the information and communication society to conquer its hegemony by requiring of individuals new ways of acting and living. In this context, we have the popularization of technological devices in the various areas of knowledge, which encourages us to reflect on the role of these devices in school. The students demonstrate familiarity with technology not only by using appliances and applications, but by talking among peers about how best to use them in their day-to-day At the same time, we realize that in the teaching, classroom plans and pedagogical practice what has been prioritized are strategies of teaching and learning not very interactive, such as reading books and activities in sheets. Therefore, it is necessary to rethink the current means of teaching, the role of the school and the work of the teacher when using technology in the process of teaching and learning. The present work seeks to analyze the use of technologies in the teaching and learning process in a primary school located in the Federal District, based on a proposal based on Historical-Critical Pedagogy. Research has a qualitative approach, and is characterized as action research. In the methodology of the research was used the observation as technique and the field book as a research instrument. The observation took place in the first semester of 2016 in a group of children from 9 to 10 years old, in the 4th year of elementary school, in order to elaborate and execute a plan of action in partnership with the students. The plan was based on the use of technology and the incorporation of the five steps of historical-critical pedagogy to teach content that was related to students' social practice. In order to base the research theoretically, some theoreticians were used, among them: Libano (2000), Saviani (2009), Gasparin (2012), Moran (2013), Mizukami (1986) and Pimenta (1996), among other theorists. Historical-Critical Pedagogy articulated to collaborative action research showed possibilities for reflection on the practice with a view to constructive changes not only in pedagogical practices but also in social practices.pt_BR
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