Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18941
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuisFelipedeAndradeLimaPaulino.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade de Brasília : a perspectiva dos agentes de mudança
Autor(es): Paulino, Luis Felipe de Andrade Lima
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Tecnologia da informação
Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Serviço público
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: PAULINO, Luis Felipe de Andrade Lima. Adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade de Brasília: a perspectiva dos agentes de mudança. 2017. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever o processo de implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na perspectiva de agentes de mudança representados pela comissão de implementação do SEI na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, o estudo analisou os fatores facilitadores e dificultadores do processo de adoção dessa tecnologia. Estudaram-se alguns modelos de implementação de sistemas de informação e o framework selecionado foi o processo de decisão da inovação apresentado por Rogers (1983) que foi útil à discussão dos resultados. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso, em que foram entrevistados oito sujeitos integrantes da comissão de implementação do SEI na UnB. A análise de conteúdo das evidências empíricas foi realizada por meio da categorização a priori. Como resultados, identificou-se que os fatores que influenciaram a adoção do SEI foram os baixos custos de implementação, a celeridade no trâmite de processos, melhor adequação às normas arquivísticas vigentes, possível redução de custos com aquisição de materiais, maior segurança e transparência das informações. As principais dificuldades para o processo segundo os entrevistados foram a resistência à mudança por parte funcionários da universidade e a estrutura organizacional desatualizada que impactaram na adequação do SEI à realidade da UnB. Os principais fatores que facilitaram o processo foram o apoio da alta gestão e a coesão da equipe interna responsável pela implementação do SEI. Este trabalho pode contribuir com estudos acerca da adoção de tecnologias no setor público. Além disso, o estudo pretende auxiliar gestores na tomada de decisão de acerca do tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons